VALE3 testando a máxima. Seria uma boa hora para se comprar uma PUT Defensiva?

04/09/2017

Mark Spitznagel, autor do livro de The Dao of Capital e ex-sócio de Nassim de Taleb é reverenciado pela mídia financeira por seu sucesso na crise de 2008 e por ser um dos responsáveis pelo evento que ficou conhecido como o Flash Crash de 2010, no qual os índices americanos despencaram em um curto espaço de tempo, devido a ordens maciças de vendas de contratos futuros do índice S&P 500. Mark é um bilionário que opera de seu escritório em Miami, mas mantém como residência uma gigante fazenda no estado de Michigan, famosa por produzir um famoso queijo de cabra. Em seu livro e vídeo no youtube, Mark argumenta que investidores podem se beneficiar do uso de uma PUT DEFENSIVA em conjunto com ações em sua carteira com o intuito de reduzir o risco. Ele argumenta que o uso de uma PUT permite que o investidor aumente sua alocação a renda variável em uma estrutura que ele chega a se referir como o paradoxo do maior retorno/menor risco. Abaixo, segue o gráfico ilustrando o lucro/prejuízo de uma operação em que o investidor carrega uma posição em ações casada com a compra de um PUT (at-the-money, ou "no dinheiro").

Eu, respeitosamente, sempre fui contra o uso contínuo de uma PUT devido a seu elevado custo de carregamento. Mesmo nos EUA, onde gurus no canal CNBC não cansam de argumentar que com o baixo nível de volatilidade implícita na bolsa seria uma ótima hora para se comprar proteção, julgo que poucos saibam que o carregamento anual de tais PUTs chega a superar o custo de 15% ao ano. Por isso, seu uso deve ser pontual. Tal proteção pode ser muito útil em momentos em que o investidor se sente inseguro a respeito de uma determinada posição de longo prazo, e por isso, opte por comprar uma proteção momentânea.

Ao longo da semana ouvi um grafista dizer que as ações da VALE3 estariam vulneráveis por estar lutando para romper uma resistência que já dura três anos. Talvez o momento seja, de fato, propício para compra de tal PUT, uma vez que as ações da VALE3 estão em um ciclo de alta que já dura 8 dias. Eu, com o meu foco nas opções, tenho a acrescentar que a inclinação na curva de volatilidade é indicativa de uma continuidade do movimento altista. Dito de forma mais simples, tem mais gente financiando do que revertendo. Sendo assim, caso a VALE3 embarque em um nono dia de alta, fique atento a esta possibilidade e faça um bom uso de uma PUT. Não se esqueça, porém, que estamos a 9 dias do vencimento e que o decaimento de preço em tais opções tende a ser bem acelerado.

Boas operações,

Marink Martins, CNPI


www.myvol.com.br