A PETR4 subiu 12%, mas o preço da PETRJ280 não subiu! Como pode isso?

09/10/2018

Bem-vindo ao mundo fascinante dos derivativos.

Em particular, escrevo hoje a respeito de algo que ocorreu ontem com o contrato de opções de compra de ações de Petrobras PN, PETRJ280 - cujo preço de exercício é de R$27,92, com vencimento para a próxima segunda-feira, dia 15/10.

Bem, como sabemos, em meio a um mercado empolgado com o fato do candidato Jair Bolsonaro ter "colocado um pé" no Palácio do Planalto, os ativos locais se valorizaram de forma expressiva.

As ações da Petrobras PN abriram fortes, registrando uma alta na abertura de aproximadamente 12%. O que chamou atenção, entretanto, foi o fato de que diversos contratos de opção de compra pouco se valorizaram; alguns até chegaram a cair! Como pode isso?

Por trás do fascinante mercado de opções há um jogo tridimensional interessante. O preço de tais contratos é influenciado por 4 variáveis, sendo que uma delas - a taxa de juros - tem um efeito mínimo, e por isso, é colocado de lado em muitas análises.

O que realmente importa na precificação de um contrato de opção é o preço do ativo base (a direção), o prazo de vigência do contrato (tempo), e a sua projeção de oscilação (volatilidade implícita).

Na sexta-feira passada, animado com as perspectivas de que Jair Bolsonaro poderia vencer a eleição presidencial em primeiro turno, alguns investidores, talvez empolgados demais, pagaram um prêmio muito elevado para alguns contratos de opção.

Especificamente, no final do pregão de sexta-feira, o contrato de opções de compra, PETRJ280, embutia uma volatilidade implícita de aproximadamente 105%.

Embora o desempenho do candidato Jair Bolsonaro tenha sido excepcional e ter contribuído para uma alta expressiva nas ações da Petrobras PN, o colapso da volatilidade implícita fez com que tais contratos não se valorizassem.

Sendo assim, muitos especuladores que compraram tais contratos se sentiram frustrados com o ocorrido.

Observe a tabela abaixo ilustrando os dados que compõem a precificação de tais contratos de acordo com o modelo Black & Scholes. Abaixo, temos um comparativo da precificação próxima ao fechamento de sexta-feira, dia 5/10, com o da segunda-feira, dia 8/10:

Tal evento nos leva a seguinte pergunta: Por que a volatilidade implícita embutida no contrato teria caído tanto (neste caso, de 105% para 55%)?

É importante ressaltar que o prazo para vencimento destes contratos é bem curto - estamos a 3 dias úteis do vencimento de opções. O grande evento disruptivo representado pela eleição em primeiro turno já ficou para trás. Sendo assim, o mercado ajustou sua expectativa no que diz respeito a prováveis oscilações para o preço das ações da Petrobras PN para os próximos dias.

A grande lição que devemos tirar deste evento é que ninguém deve se aventurar por este mercado sem antes obter uma boa compreensão das forças tridimensionais presentes neste mundo dos derivativos.

Entender o nível de volatilidade que está embutido, ou melhor dizendo, implícito nos contratos negociados, é uma compreensão capaz de fazer com que você passe a enxergar o mercado de ações com um outro viés - um com características não-direcionais.

Marink Martins

www.myvol.com.br