Tendências Globais

Um dos mais fascinantes conceitos filosóficos é a ideia de eterno retorno - uma reconstrução do mundo de forma que atos se repetissem eternamente. Trata-se de uma ideia antiga que ganhou notoriedade através do trabalho do filósofo alemão Friedrich Nietzsche no século 19.

Aqueles que leram o livro CLASH OF EMPIRES, escrito por Louis-Vincent Gave e Charles Gave, já ouviram uma narrativa onde a China, em busca de transformar sua moeda em uma reserva global, busca manter uma forte correlação entre o valor dela e o preço do ouro. Pois é, no vídeo abaixo apresento perspectivas positivas para o preço do ouro. Confira...

Embora a fase 1 do acordo entre EUA e China esteja praticamente concluída, o confronto tecnológico entre estes dois gigantes está só começando.

Confesso que não fiquei chateado com o questionamento de alguns leitores que, em pleno rally de fim de ano na B3, pararam para me questionar a respeito do, tão falado por aqui, "bear market" que nunca ocorreu. O leitor está certo em promover tal questionamento pois durante o ano de 2019 fui ficando mais conservador na medida que nos aproximávamos...

Talvez você concorde comigo que o ano de 2019 seguiu um "script" tradicional de um filme de sessão da tarde. Pois, veja só:

Olha que eu queria cantar, mas a produção não deixou, rsrs. No vídeo abaixo compartilho a brilhante analogia feita por Louis-Vincent Gave, estrategista da Gavekal, ao utilizar a música HOTEL CALIFORNIA para descrever o aprisionamento dos bancos centrais.

Durante as terças-feiras tenho o prazer de ensinar um curso introdutório de finanças para os adolescentes da Escola Eleva localizada no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro. Tomo como desafio explicá-los sobre como uma boa ideia pode ser financiada através do mercado de capitais.