Neste ano temos a COP 26 - reunião sobre o clima - que ocorrerá em Glasgow, na Escócia. O mundo está atrasado em seu esforço para conter a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

1. Saldo da TGA: Você que vem acompanhando estes comentários sabe que considero o saldo da TGA ("Treasury General Account") -- a conta de custeio que o tesouro nacional dos EUA tem no FED -- como um dos principais catalisadores das últimas semanas. Janet Yellen disse que irá trazer este saldo para 500 bilhões de dólares. Na última semana...

Na semana do IPO da "Coinbase", uma bilionária do ramo das criptomoedas, o Marink fala sobre uma nova fronteira que já está sendo escolhida pelos investidores.

Sabe-se que 90% do comércio global é feito através do transporte marítimo. É fato que a pandemia está provocando uma enorme disrupção neste setor, provocando altas nos preços que eventualmente serão repassados ao consumidor final.

Esta coluna tem como foco o cenário global, com os Estados Unidos como a economia mais importante do mundo. Por isso, argumento aqui que é hora de se preparar para um robusto crescimento nominal do PIB catalisado, não só por um aumento no consumo de bens e serviços, mas principalmente pelo aumento no preço dos mesmos.

No fim de cada trimestre, o "Bureaul of Economic Analysis" (BEA) divulga, com um trimestre de atraso, diversos dados econômicos. Dentre eles, considero importantíssimo analisarmos o que é conhecido como "NIIP" ou "Net International Investment Position". Através deste indicador podemos medir "a dependência" dos ativos americanos ao "apetite" dos...

Neste vídeo, o Marink refere-se ao processo de globalização, iniciado nos anos 90, que agora está sob ameaças vindo de todos os lados. Aos poucos observamos uma reversão de um processo que muito contribuiu para manter a inflação declinante. Confira:

O efeito Dimon

07/04/2021

Se Warren Buffet é a epítome do mundo dos investimentos, pode-se dizer que Jamie Dimon é o mesmo para o corporativismo americano. À frente do principal banco dos EUA - o JP Morgan -- Dimon é uma referência no mundo do crédito. Seu comunicado aos acionistas, tornado público pela mídia nesta manhã, talvez seja uma das principais notícias do dia....

Neste vídeo, o Marink nos alerta como o uso excessivo de alavancagem, às vezes, pode ter um efeito negativo no mercado financeiro e explica o processo de turbulência que levou ao colapso do "family office" Archegos Capital (um gigante dos EUA).