Entramos na última semana do terceiro trimestre. Há incertezas por toda parte. Questões de natureza fiscal e impasses políticos parecem estar em um tom mais elevado não só no Brasil, mas principalmente nos EUA. No entanto, a fonte de maior desconforto talvez seja a ansiedade em meio ao processo de desalavancagem que está em curso na China. Mesmo...

A semana que se iniciou de forma turbulenta nos mercados -- diante do caso Evergrande -- testemunhou uma forte recuperação no dia de ontem. Já as perspectivas dos mercados para esta sexta-feira parecem mais desafiadoras.

Neste vídeo, o Marink fala sobre a expectativa de declínio na população chinesa entre 20 e 54 anos para os próximos anos. Confira agora:

Neste momento em que escrevo (23/9, 9:40), temos os índices globais se valorizando. Os contratos futuros do S&P 500 sobem 0,60%, enquanto os do IBOV sobem 0,82%. Dito isso, há indícios de que esta recuperação pode não ser duradoura. Vejamos alguns argumentos:

Neste vídeo, o Marink compartilha alguns dados associados ao ETF AIEQ, que utiliza o algoritmo de inteligência artificial da IBM, conhecido como WATSON, em seu processo decisório de alocação.

Ok! A Evergrande irá honrar com os seus compromissos no curto prazo. Esse fato associado a um acordo em torno das questões dos precatórios e uma iniciativa dos democratas para evitar uma paralisação do governo dos EUA já são suficientes para impulsionar os índices globais de renda variável.
No entanto, a intensidade do "rally" é moderada. O...

Em alguns momentos sentimentos como vaidade, ganância e medo se confundem. Se por um lado, receio pela vaidade na tentação de mencionar que venho alertando a riscos há um bom tempo, por outro receio pela ganância ao dizer agora que não é o momento de aumentar a exposição em bolsa.

Neste vídeo, o Marink discute sobre um assunto um pouco mais sério e mais estratégico, abordando fatores que podem contribuir para um preço do petróleo cada vez mais elevado. O tema envolve os possíveis impactos da saída americana sobre a gestão do príncipe saudita Mohamed Bin Salman.

Sempre Volta!

17/09/2021

Nos últimos dias estamos testemunhando um sobe e desce danado nos mercados. Aquele que está acertando o "timing" está de peito estufado, confiante. Já a contraparte é pura frustração. Bom também está para aquele que vendeu volatilidade e ganhou dinheiro com o declínio dos prêmios das opções.

No vídeo de hoje, o Marink nos apresenta algumas premissas discutidas pelo analista Ben Carlson, da Ritholtz Wealth Management, quando perguntado sobre a forma de pensar do investidor que iniciou sua carreira logo após a grande crise financeira de 2008. Confira!

Neste mundo digitalizado de hoje, avaliar o interesse por uma determinada atividade através de pesquisas via Google Trends é algo comum. Neste sentido, compartilho hoje duas imagens que nos ajudam a ver como o período pandêmico coincidiu com uma explosão no interesse pelo mercado acionário. No primeiro, imediatamente abaixo, observamos este...