A Tecnologia no Mundo das Séries
Escrito por Stella Manes
A tecnologia e suas possíveis repercussões estão cada vez mais sendo abordadas na mídia e no mundo cinematográfico - o que não é diferente para o mundo das séries. Trouxe aqui duas séries antológicas, ou seja, que cada episódio é como se fosse um curta independente do próximo, que abordam situações ou repercussões dos avanços tecnológicos no mundo, mas, mais que isso, o papel do seu humano e suas atitudes nestes avanços.
Black Mirror
A série de distopia da tecnologia mais famosa do momento, que vem ganhando cada vez mais público ao passar dos anos. Black Mirror aborda de forma sutil ou não os grandes possíveis avanços da tecnologia e suas repercussões possivelmente catastróficas para a humanidade. A sua maneira de escancarar assuntos chocantes e devastadores em situações completamente possíveis de acontecer, mas que ainda não são realidade, à garantiu até uma expressão em seu nome.
Semana passada comentamos sobre dois dos episódios, onde a tecnologia futurística retratada já se tornou realidade em certo ponto, confira o post na íntegra clicando aqui. Tecnologias inacreditáveis se tornando realidade no presente!
A série leva este nome por sempre atacar de maneira chocante as consequências do mundo tecnológico, e quando você desliga a tela pra finalmente se desconectar, o dispositivo na sua mão vira uma tela preta, um espelho preto - e "isso é muito Black Mirror!"
Phillip K Dick's Electric Dreams
Electric Dreams é uma série da Amazon lançada no final de 2017, que similar à Black Mirror, também leva o espectador à um mundo de episódios antológicos, todos são independentes, que abordam o mundo da tecnologia. A série é uma adaptação de contos de Phillip K Dick, renomado autor de obras de ficção como Minority Report, Blade Runner: O Caçador de Androides e Man in the High Castle.
Todos os episódios exploram a natureza reflexiva do ser humano e seu papel frente ao futuro das tecnologias: quando há maior avanço da tecnologia e mundo cibernético, é quando se nota mais profundamente o papel da humanidade.
Stella Manes
Equipe MyVOL