Abra espaço para as ações chinesas!

10/07/2018

O gráfico abaixo ilustra a importância da bolsa de valores de cada país, de 1900 à 2012.

  • Observem o declínio em importância da bolsa inglesa (área vermelha)!
  • Observem o ápice registrado pela bolsa japonesa na década de 80 (1989) (área cinza)!

Faço a seguinte pergunta? Onde está a China neste gráfico?

Bem, em um período de 10 a 15 anos, há uma boa chance que a bolsa chinesa irá abocanhar algo como 20% deste gráfico. Neste sentido, há também uma boa chance de que a maior empresa do mundo será a TENCENT, dona do onipresente aplicativo conhecido como WeChat!

Da onde virá o percentual a ser alocado à bolsa chinesa é a grande questão. A resposta mais segura é: um pouco de cada bolsa. Porém, sabemos que o mundo é muito mais cruel.

O Brasil, que é visto como o mercado emergente mais líquido do mundo, que faça seu dever de casa!!!

Afinal, reitero aqui que NÃO É A TOA QUE A ALOCAÇÃO DESTINADA AO BRASIL NO ÍNDICE MSCI É DECLINANTE!!!

Marink Martins


Espera-se que quanto mais importante e maior for um determinado ativo, maior será o escrutínio por parte dos analistas envolvidos. Assim, é natural esperar que empresas cujas capitalização de mercado supere 1 trilhão de dólares se comporte de forma menos volátil exibindo assim uma maior previsibilidade.

Estaria o mercado de ações norte-americano precificado de forma a refletir um pouso suave perfeito? Penso que este é o questionamento do momento.

Tomo emprestado o título de hoje de um email que recebo diariamente do serviço Zero Hedge Premium -- serviço que assino (junto com outros) com objetivo de agregar valor para estes comentários de mercado. Neste, a casa de análise nos apresenta diversos gráficos ilustrando a semelhança do momento atual na bolsa americana com o ocorrido em outras...

www.myvol.com.br