Abra espaço para as ações chinesas!

10/07/2018

O gráfico abaixo ilustra a importância da bolsa de valores de cada país, de 1900 à 2012.

  • Observem o declínio em importância da bolsa inglesa (área vermelha)!
  • Observem o ápice registrado pela bolsa japonesa na década de 80 (1989) (área cinza)!

Faço a seguinte pergunta? Onde está a China neste gráfico?

Bem, em um período de 10 a 15 anos, há uma boa chance que a bolsa chinesa irá abocanhar algo como 20% deste gráfico. Neste sentido, há também uma boa chance de que a maior empresa do mundo será a TENCENT, dona do onipresente aplicativo conhecido como WeChat!

Da onde virá o percentual a ser alocado à bolsa chinesa é a grande questão. A resposta mais segura é: um pouco de cada bolsa. Porém, sabemos que o mundo é muito mais cruel.

O Brasil, que é visto como o mercado emergente mais líquido do mundo, que faça seu dever de casa!!!

Afinal, reitero aqui que NÃO É A TOA QUE A ALOCAÇÃO DESTINADA AO BRASIL NO ÍNDICE MSCI É DECLINANTE!!!

Marink Martins


O leitor naturalmente já sabe sobre a minha obsessão a respeito da diferença na volatilidade implícita associada aos índices S&P 500 e IBOV. Não faz muito tempo, observava-se por aqui um mercado onde a volatilidade realizada -- aquela que, de fato, observamos no mercado -- estava mais elevada. Passamos por um período em que o contrato futuro do...

Para a casa de pesquisa Gavekal a anomalia mais gritante é a defasagem da moeda japonesa (JPY) em relação à moeda norte-americana (USD). Tal relação chegou a registrar 161 ienes por dólar. Nos últimos dias, porém, testemunhamos uma recuperação da moeda japonesa para o patamar de 152 ienes por dólar. Especula-se que esteja em curso uma intervenção...

O que um acadêmico pôde ensinar a gestores da britânica Baillie Gifford a respeito dos retornos sobre ações nos mercados globais?

www.myvol.com.br