Agora eles clamam por uma reversão

20/06/2023

Quando afirmo por aqui que os "dealers" e "market makers" mandam nos mercados -- ora comprados em VOL, ora vendidos em VOL -- o que busco transmitir é justamente o que está escrito na parte superior da imagem abaixo. Traduzindo de forma simples e direta, este gráfico publicado no Zero Hedge traz como introdução um aviso de cuidado emitido por um time de elite do JP Morgan.

O time "Delta One" do JP Morgan nos diz que nos últimos três dias ocorreu uma mudança no sentimento do mercado evidenciada por mudanças em dois índices (Beta Index e VOL Index). Indo além, o time nos chama atenção para a possibilidade de uma correção de 5% no índice S&P 500 tomando como base um indicador publicado por eles conhecido como "Squeeze Sentiment Indicator". Veja abaixo o gráfico e comentário (em inglês):

Os leitores destes Comentários de Mercado foram avisados de forma insistente na semana passada: dia de vencimento do contrato trimestral do S&P 500 é dia de possível virada! Ainda não está claro se tal virada irá ou não ocorrer. Dito isso, não me surpreende nem um pouco o fato de que "Dealers" como o JP Morgan, Morgan Stanley, Goldman Sachs, Citadel e outros estejam tentando "moldar" a expectativa dos agentes em prol de uma nova tendência no mercado. Conforme mencionei em texto recente, o pós-vencimento representa vida nova nos mercados. Sendo assim, é importante monitorarmos cuidadosamente os mercados, pois eles tendem a permanecer quietos por um tempinho até que uma nova e mais definitiva tendência apareça a qualquer hora.

Aconteça o que acontecer os jornalistas irão certamente atribuir uma relação de causa e efeito entre algum evento político/econômico e qualquer que seja o movimento de mercado. Mas você leitor já sabe que se trata de uma acomodação natural resultante de uma nova distribuição de "cartas" associada a ciclos naturais do mercado... algo que acontece de um "vencimento" para o outro.

Marink Martins

www.myvol.com.br