Prepare-se para um dia emocionante em meio ao “rally” da esperança!

29/04/2020

Os estrangeiros ainda estão tímidos, mas os anfitriões americanos já estão caindo na gandaia em meio ao "rally" da esperança. Uma esperança de que tudo irá voltar ao normal rapidamente. Afinal, o DJ Trump "garantiu" que, em breve, o país estará realizando 5 milhões de testes para Covid-19 por dia!!! Alguém duvida?

Um detalhe: o recorde de testes realizados por dia foi de aproximadamente 314 mil no dia 22/4. Mas, se o DJ Trump disse isso, então vamos em frente. 

Além disso, o preço das ações da maior empresa de shoppings dos EUA - a Simon Properties - subiu mais de 10% nesta terça-feira.

Com o índice S&P 500 ao redor dos 2.900 pontos no momento em que escrevo, o cético começa a ficar inseguro. O receio de que a festa vai ser boa e que ele ficará do lado de fora, torcendo para que tudo dê errado, começa a lhe incomodar. Pelo jeito parece que falta pouco para que o "vendido" vire a mão e provoque mais um movimento exponencial de preço, conhecido em inglês como "capitulation" (quando a parte prejudicada - comprada ou vendida - reverte sua posição).

Os mercados têm sido cruéis nos últimos meses. Uma das razões, tem a ver com o protagonismo exercido pelo DJ Trump que tem como "hobby" encurralar os vendidos. Listo aqui alguns de seus atos mais marcantes ao longo destes quatro primeiros meses de 2020.

  • Inicialmente ignorou a possibilidade de que epidemia chegaria aos EUA.
  • Já em meio a crise, chegou a fazer com que agentes de mercado acreditassem que a empresa Moderna, Inc. produziria uma vacina para a Covid-19 em um curtíssimo espaço de tempo.
  • Em um dado momento, comunicou ao mercado a intenção de reabrir a economia durante a Páscoa, mesmo ciente de que aquele era um objetivo que não fazia o menor sentido na época.
  • Em meio a crise associada ao petróleo, praticamente encurralou os vendidos ao anunciar um corte na produção da OPEP+Rússia+Outros de 20 milhões de barris/dia; algo que hoje já se sabe ser bem distante do que realmente fora acordado.
  • Para não perder a prática, sua previsão do momento é da realização de 5 milhões de testes por dia que permitirão uma retomada em formato de "V" daquela que já era a melhor economia de todos os tempos.

Que DJ Trump sabe vender, ninguém dúvida. O cara estava quebrado no início do milênio e conseguiu se alavancar em cima de um banco alemão que queria, a todo custo, ganhar espaço em Wall Street. Refiro-me aos empréstimos concedidos pelo Deutsche Bank à Trump; empréstimos esses que tiveram que ser renegociados diversas vezes! Mas isso fica para um outro comentário.

O ponto é que o S&P 500 já recuperou o nível registrado em setembro de 2019, mesmo com o desemprego caminhando para registrar níveis somente comparados ao período da Grande Depressão.

A independência do FED nunca foi tão questionada como nos dias de hoje. Especula-se que, caso a situação se deteriore drasticamente, o passivo do FED passe a se tornar "legal tender". Sabe o que é isso? Isso é o mesmo que dizer que o FED irá honrar diretamente as despesas do Tesouro Nacional dos EUA; algo que seria uma clara violação da lei de criação da instituição - o Federal Reserve Act de 1913. Embora sua ocorrência seja pouco provável, o fato deste assunto ocupar espaço na mídia já é um sintoma de que a confiança na instituição já não é a mesma de outrora.

Mas, deixe eu voltar ao "rally" da esperança que promete mais um dia fascinante para esta quarta-feira. No início do dia não se assuste com a volatilidade nos preços futuros do petróleo. O principal veículo utilizado pelas pessoas físicas para especular neste mercado - o ETP USO - fará um grupamento de 8:1. Em outras palavras, o preço do USO irá sair de aproximadamente 2,5 para 20 dólares. Vai ter cliente na corretora Robinhood  achando que ficou rico!

Especialistas afirmam que os produtores de petróleo, com capacidade de liquidação física, estão aproveitando a demanda do varejo para vender sua produção via contratos futuros de petróleo. Sendo assim, aquele dia histórico (20/4) em que o preço do WTI foi para esfera negativa poderá ser revivido em breve. Afinal, a demanda por gasolina nos EUA caiu 40% e, mesmo com as promessas feitas pelo DJ Trump, é pouquíssimo provável que ocorra uma recuperação rápida neste mercado.

Enquanto o comportamento do preço do petróleo e do USO devem ser destaques pela manhã, a parte da tarde deverá ser dominada pelo FED. Jerome Powell irá explicar aos "mortais" a atuação do FED nas últimas semanas. Desconfio que, a partir das 15h no Brasil, o comportamento do mercado será análogo aquele do DJ diversas vezes mencionado por aqui - Bipolar!

Marink Martins

** Disclaimer: o autor não vota nos EUA, não é democrata, não é republicano,  nem libertário. É botafoguense!

www.myvol.com.br