As 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!

15/06/2018

O mercado financeiro está repleto de histórias associadas a húbris, palavra grega traduzida como tudo que passa da medida, descomedimento. Entre as maiores perdas, há sempre, em comum, o uso da alavancagem financeira. 

Abaixo, preparei 10 slides com uma breve descrição do ocorrido em cada situação de adversidade. Em muitos casos, vivi na pele as consequências destes eventos nos mercados. Para citar um exemplo interessante, a terceira maior perda -- aquela protagonizada por Jérôme Kerviel no banco francês Société Générale - provocou uma queda expressiva no índice S&P 500 nas últimas duas semanas de 2008. Lembro-me bem que a mídia financeira ficou "perdida", buscando achar justificativas para um evento que, até então, estava completamente obscuro.

Confira as 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!


Espera-se que quanto mais importante e maior for um determinado ativo, maior será o escrutínio por parte dos analistas envolvidos. Assim, é natural esperar que empresas cujas capitalização de mercado supere 1 trilhão de dólares se comporte de forma menos volátil exibindo assim uma maior previsibilidade.

Estaria o mercado de ações norte-americano precificado de forma a refletir um pouso suave perfeito? Penso que este é o questionamento do momento.

Tomo emprestado o título de hoje de um email que recebo diariamente do serviço Zero Hedge Premium -- serviço que assino (junto com outros) com objetivo de agregar valor para estes comentários de mercado. Neste, a casa de análise nos apresenta diversos gráficos ilustrando a semelhança do momento atual na bolsa americana com o ocorrido em outras...

www.myvol.com.br