As 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!

15/06/2018

O mercado financeiro está repleto de histórias associadas a húbris, palavra grega traduzida como tudo que passa da medida, descomedimento. Entre as maiores perdas, há sempre, em comum, o uso da alavancagem financeira. 

Abaixo, preparei 10 slides com uma breve descrição do ocorrido em cada situação de adversidade. Em muitos casos, vivi na pele as consequências destes eventos nos mercados. Para citar um exemplo interessante, a terceira maior perda -- aquela protagonizada por Jérôme Kerviel no banco francês Société Générale - provocou uma queda expressiva no índice S&P 500 nas últimas duas semanas de 2008. Lembro-me bem que a mídia financeira ficou "perdida", buscando achar justificativas para um evento que, até então, estava completamente obscuro.

Confira as 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!


Em Wall Street, como sempre, paira uma dúvida em relação à dinâmica da economia norte-americana. Os mais otimistas afirmam que a economia dos EUA se encontra em expansão e que a maior abrangência vista na bolsa de valores (diversos setores estão performando relativamente bem) é um claro sinal de que há pela frente um longo caminho de crescimento.

Amantes do cinema hão de lembrar do personagem Biff Tannen do filme "De volta para o futuro". Na segunda versão do filme, o vilão se apropria de informações do futuro que se provam extremamente lucrativas no passado. Pensando nisso, imagine se alguém te dissesse na virada do ano que, em meados de maio deste ano de 2024, estes seriam os...

Não há dúvida de que a primeira hora do pregão desta quarta-feira será marcada por uma queda expressiva no preço das ações da Petrobras. Não há dúvida de que a intervenção direta do presidente Lula em uma empresa de capital misto transmite um péssimo sinal no que diz respeito ao tema governança corporativa no Brasil.

www.myvol.com.br