As 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!

15/06/2018

O mercado financeiro está repleto de histórias associadas a húbris, palavra grega traduzida como tudo que passa da medida, descomedimento. Entre as maiores perdas, há sempre, em comum, o uso da alavancagem financeira. 

Abaixo, preparei 10 slides com uma breve descrição do ocorrido em cada situação de adversidade. Em muitos casos, vivi na pele as consequências destes eventos nos mercados. Para citar um exemplo interessante, a terceira maior perda -- aquela protagonizada por Jérôme Kerviel no banco francês Société Générale - provocou uma queda expressiva no índice S&P 500 nas últimas duas semanas de 2008. Lembro-me bem que a mídia financeira ficou "perdida", buscando achar justificativas para um evento que, até então, estava completamente obscuro.

Confira as 10 perdas mais notáveis da história do mercado financeiro!


Nos últimos 30 dias, o Ibovespa -- denominado em reais -- registrou uma queda 1,5% enquanto o índice S&P 500 caiu 2,9%. A "outperformance" local chegou a se aproximar de 4%, mas os últimos dias não foram bons para as ações brasileiras devido a preocupações com o "fiscal", a divulgação de resultados corporativos não animadores (Usiminas) e uma...

Que os governos estão gastando muito mais do que deveriam não é uma novidade para ninguém. Entretanto, o que muitos não observam é que este fenômeno -- predominante no Brasil -- vem ocorrendo em uma intensidade maior em países desenvolvidos como os EUA, Japão e os europeus.

A húbris ou hybris é um conceito grego que pode ser traduzido como "tudo que passa da medida; descomedimento" e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência, que com frequência termina sendo punida.

www.myvol.com.br