Concentração da riqueza entre os países mais ricos (OECD)

09/07/2018

Entre os países que integram a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.

Até aí nenhuma surpresa.

Agora, quando olhamos o resto desta lista, alguns países surpreendem. Em segundo lugar temos a Holanda, seguida da Dinamarca.

No gráfico abaixo a barra azul indica a riqueza média por família em cada país. Já a barra cinza indica a mediana. Ao dividir a média pela mediana chega-se ao tal ranking de países por concentração de riqueza por família (ver losangos pretos acima das barras).

Mais abaixo, temos também uma tabela ilustrando o percentual da riqueza que é alocada a famílias pertencentes a uma determinada distribuição. Explico com um exemplo: na última linha temos os EUA onde 1% das famílias mais ricas detém 42,5% da riqueza do país. 

Marink Martins

Quando falamos de mercado de capitais, é justamente na opacidade onde a magia e a maldade florescem. Isso ajuda a explicar o sucesso histórico do Private Equity nos EUA — um ambiente em que pouca visibilidade permite narrativas exuberantes, valuations agressivos e uma assimetria gigante entre quem estrutura o negócio e quem compra lá na frente.

🌎🔥 Aproveitando o clima de finais e de dia de jogo do Flamengo, compartilho com os leitores o texto em que busco explicar nuances do mercado de opções através de uma aposta binária feita em um jogo fictício entre Brasil e Argentina. Neste texto, tenho como objetivo apresentar alguns conceitos importantíssimos neste mundo das opções, como:

www.myvol.com.br