Cresce o superávit russo

27/05/2022

Afirmar que a Rússia está vencendo a guerra é ignorar a dor e estrago que este evento causa, não só aos ucranianos, mas também a boa parte da população russa que nada tem a ver com as diretrizes oriundas do Kremlin. No entanto, buscando focar aqui meramente em dados econômicos, julgo importante relatar que o superávit em conta corrente da Rússia cresceu bastante, levando a uma forte valorização no rublo frente ao dólar (1 usd = 65 rublos).

Os preços mais elevados de suas principais exportações (petróleo, gás natural, carvão, fertilizantes) certamente contribuem para um patamar mais elevado de exportações. Além disso, as importações colapsaram. Assim, há um importante excedente financeiro no país que, devido às sanções impostas, não será reciclado em bens de consumo e ativos ocidentais.

O que irá fazer a Rússia com este excedente? Investir em ouro? Investir em infraestrutura? Investir em títulos emitidos pelo governo chinês ("CGBs")? Esta é uma pergunta relevante que ainda não temos uma resposta. O mundo não só terá que se adaptar a mudanças na cadeia de suprimentos, mas também a novos fluxos financeiros.

Tudo isso que estamos observando poderia ser diferente. No vídeo MYCAP Tendências Globais desta semana falo sobre uma importante falha da diplomacia americana. Confira o vídeo ao clicar abaixo.

Marink Martins

www.myvol.com.br