Cuidado com a espuma!

11/06/2019

O sempre otimista Jim Cramer -- âncora do programa Mad Money da CNBC -- nos chama atenção aos riscos de mercado. Diz ele: "the greatest risk in the market is not the bear, but market froth". Em outras palavras, o velho Jim se refere a euforia do mercado diante de ações como Beyond Meat e outras.

Cramer afirma que a mais recente alta foi fruto de uma corrida de vendidos buscando cobrir suas posições. Não deve ser uma novidade para você que as altas mais expressivas nos mercados são sempre aquelas provocadas pelos vendidos. Afinal, muitas das compras efetuadas são feitas em caráter compulsório.

Apesar da alta registrada ontem, interpreto o movimento como preocupante. Digo isso pois ontem foi um dia muito especial, com entrevista de Trump à CNBC. Nesta, o líder americano fez ressalvas que compreendo como importantes fontes de risco nos mercados:

  • Intervenção nas "Big Tech": Trump ratificou que as principais empresas de tecnologia poderão sofrer uma maior intervenção dos reguladores por questões associadas a monopólios.
  • Intervenção no FED: Trump voltou a acusar o FED de não seguir suas recomendações em uma intervenção inusitada no comportamento da política monetária norte-americana.
  • Acordo com a China: Trump deixou claro que caso os chineses não aceitem as condições negociadas no primeiro trimestre, não tem conversa - tarifas de 25% sobre os US$300 bi adicionais de importações de produtos chineses entrarão em vigor imediatamente.

Além disso tudo, temos a questão associada a Hong Kong e a iniciativa do "Committee on the Present Danger - China" que discuto em um outro post.

Por tudo isso, meu caro assinante MyVOL, CAVEAT EMPTOR! (cuidado comprador!).

Marink Martins

www.myvol.com.br