Cuidado! Eles querem te tirar do trade!

28/03/2024

Confesso estar com saudades de um mercado focado em questões microeconômicas. Do dia 27 de fevereiro para cá, entramos em uma onda ruim na qual o ruído político passou a ser o fator mais impactante no mercado de ações doméstico. Entramos em um mercado focado no "macro", à mercê do que é dito em Brasília.

Paralelamente, está em curso um movimento global denominado de "catch up trade" -- um no qual os agentes saem em busca de ativos que ficaram para trás e que representam uma oportunidade no mundo do "value investing". Podemos observar isso em diversas frentes. As ações chinesas -- tão odiadas nos últimos meses -- já mostram sinais de recuperação. Os bancos norte-americanos como Goldman Sachs e outros dispararam em meio a sinais de aquecimento no mercado de capitais (o IPO da empresa Reddit foi certamente um catalisador). Até mesmo os mercados emergentes entraram nas sugestões mais ouvidas entre os estrategistas que frequentam a CNBC.

Assim, te chamo atenção ao risco de que investidores/especuladores otimistas e ansiosos poderão ser expulsos de seus "trades" em meio a ruídos ventilados pela mídia financeira. Ontem mesmo, em entrevista concedida à CNN Brasil, Fernando Haddad respondeu a perguntas sobre intervenções do governo e outros tópicos polêmicos. A cobertura da entrevista -- acompanhada por toda a mídia financeira nacional -- me pareceu hiperbólica ao afirmar que o ministro disse que Lula iria atuar como o controlador da Petrobras. Ao assistir a entrevista na noite de ontem, cheguei a conclusão que o que foi dito não foi nada surpreendente. É possível que a queda expressiva vista nos contratos de índice futuro do Ibovespa (WINJ24) durante o período do "after-market" tenha sido exagerada.

O fato é que, em tempos de mercados dominados por Brasília, o investidor deve transitar com muito cuidado e tentar manter o sangue frio. Não é raro observarmos dias em que o índice abre com uma queda expressiva e, de repente, reverte tal queda após uma ou duas horas de pregão. Isso ocorreu na manhã de ontem (quarta-feira) e pode ter representado um importante "wash out" no mercado -- um onde muitos investidores não aguentam tamanha oscilação e acabam encerrando suas operações.

Marink Martins


www.myvol.com.br