Dia de "quadruple witching" nos EUA

19/06/2020

​Hoje é a terceira sexta-feira do último mês do segundo trimestre, e como de praxe, temos o vencimento quádruplo nos Estados Unidos (opções sobre índices, opções sobre ações, futuro do índice, futuro de ações).

Nestes dias, espera-se um aumento no volume negociado e uma maior volatilidade, uma vez que muitos investidores "rolam" suas operações para o vencimento subsequente.

É importante destacar a peculiaridade do vencimento do índice futuro do S&P500. Diferente do mecanismo adotado na Bovespa, onde o preço de ajuste do Ibovespa é definido com base na média ponderada por volume das últimas três horas do pregão do dia do vencimento, o preço de ajuste do futuro do S&P500 é definido com base no preço de abertura do S&P500 à vista nesta sexta-feira. Tal peculiaridade contribui para uma abertura mais nervosa, e não é raro que tal preço marque a máxima ou mínima do dia. 

Embora o índice S&P500 tenha se recuperado nos últimos dias, a volatilidade implícita de suas opções ainda permanece na casa de 31%, sugerindo que há expectativa no mercado para oscilações diárias por volta de 2%.

No que diz respeito ao cenário global, hoje a Gavekal nos mostra evidências de que a queda de juros em mercados emergentes é um fenômeno global. Além disso, a Casa nos mostra que a curva de juros nestes países inclinou comprovando que há desconfiança por parte dos investidores no que diz respeito a essa ação conjunta entre políticas fiscais e monetárias. 

Marink Martins

www.myvol.com.br