Diferenciando mercados emergentes

06/08/2020

O comentário de hoje é curto pois escrevo algo que já enfatizo por aqui há bastante tempo que é: os emergentes asiáticos tendem a registrar melhores performances do que os demais emergentes. 

Nesta quinta-feira, a casa de pesquisa Gavekal nos mostra a performance do dólar contra as moedas de países de desenvolvidos e de países em desenvolvimento através do gráfico abaixo:

Que o dólar vem perdendo espaço nas últimas semanas já não é uma surpresa para ninguém. Contudo, os analistas da Gavekal argumentam que o espaço para queda do dólar frente as moedas de países emergentes já está chegando ao fim. Eles alegam diferencial de crescimento econômico e disciplina fiscal; temas muito explorados nestes comentários. 

No gráfico abaixo, observamos a diferenciação feita pela casa de pesquisa entre o que é considerado alta qualidade - linha vermelha (as moedas dos seguintes países: Polônia, República Tcheca, Coréia do Sul, Taiwan, e Malásia), e o que é considerado baixa qualidade - linha azul (Brasil, México, África do Sul, Índia e Indonésia).

O mais otimista pode se sentir ofendido e clamar: há controvérsias! Entretanto, o mais importante neste momento é deixar nossas opiniões de lado e ficar atento ao que vem sendo disseminado para aqueles que controlam o capital. 

Marink Martins 



www.myvol.com.br