"Don't be a yield pig!" - Não seja ganancioso!

08/11/2019

O autor desta exclamação feita em 1992 foi ninguém menos do que o celebrado e bilionário gestor da Baupost Group, Seth Klarman.

A taxa básica de juros dos EUA estava em 4% e a bolsa havia subido de forma exponencial nos anos anteriores. Como sempre ocorre após um ciclo de alta nas bolsas, cresce, de forma exponencial, o número de pessoas conclamando que o rendimento da bolsa é superior àquele obtido na renda fixa. Em 1992 não era diferente.

No texto Klarman dizia que a prudência era algo que tinha saído de moda e que estava prestes a voltar a ocupar seu devido lugar em meio a uma gestão competente.

Faço referência a este antigo texto pois vivemos um momento que traz semelhanças com aquele vivido nos EUA em 1992. Havia uma espécie de "oba-oba" nas bolsas e um certo desdém por títulos de renda fixa de curto prazo.

Como já expliquei no vídeo abaixo, o índice S&P 500 perdeu para os títulos de renda fixa em dois períodos clássicos: entre 1959-1982 e 1995-2009.

Está certo que atuar na bolsa é muito mais emocionante e nos permite sonhar com ganhos mais expressivos. O momento é certamente favorável aos investimentos em ações. Dito isso, não embarque nesta narrativa de que agora, com a taxa de juros de 5% ao ano, todos sairão da renda fixa e irão para a bolsa. Abra espaço para uma maior prudência em sua gestão!

Marink Martins  

www.myvol.com.br