É hora de comprar commodities?

02/06/2020

Vou buscar ser sucinto aqui pois não quero tirar o apelo do vídeo MyCAP Tendências Globais que acabo de gravar cujo título é: "Você já viu o preço da prata?"

Pois é, a prata está "voando" e o ruído em torno dos preços das commodities metálicas vem crescendo bastante. Pudera! Quem investiu 100 dólares em uma carteira de commodities como o da S&P GSCI em janeiro de 2012 tem somente 32 dólares, enquanto o mesmo investimento feito em títulos públicos ("treasuries") listados no JP Morgan Bond Index valeria 132 dólares.

As commodities iniciaram a década passada sobrevalorizadas devido ao super ciclo provocado pela urbanização da China nos anos anteriores.

Hoje, com o rendimento dos títulos de renda fixa praticamente no "chão", cresce o apelo das commodities como forma de proteção. Como bem colocado por um analista, há uma escassez de portos seguros no mundo.

Neste sentido, o ouro se apresenta como a alternativa que mais chama atenção como possível substituto das "bonds" em uma carteira diversificada.

A prata vem a reboque e pode ser muito útil para aqueles que toleram uma maior volatilidade.

O grande risco no curtíssimo prazo é uma nova crise de liquidez que provoque um novo ciclo de vendas como aquele visto em março. Dito isso, me parece que é chegada a hora onde as commodities começam a se comportar como se fossem ações de beta elevadíssimos. Isto é, para cada alta de 1% no S&P 500, é possível que passemos altas cada vez mais expressivas nas commodities metálicas.

Marink Martins

www.myvol.com.br