É hora de crescimento nominal!!!

16/04/2021

Esta coluna tem como foco o cenário global, com os Estados Unidos como a economia mais importante do mundo. Por isso, argumento aqui que é hora de se preparar para um robusto crescimento nominal do PIB catalisado, não só por um aumento no consumo de bens e serviços, mas principalmente pelo aumento no preço dos mesmos. 

No vídeo MYCAP Tendências Globais desta semana falo sobre um aumento de 300% no preço do container de 40 pés! Você sabia que 90% do comércio global é feito por vias marítimas? Aquele que acompanha estes comentários há bastante tempo, deve se lembrar também que, em 2019, falei muito sobre os impactos que a nova legislação marítima (IMO 2020) teria nos preços dos produtos comercializados. Bem, veio a pandemia, e tivemos uma forte retração na atividade econômica. Contudo, o cenário está mudando rapidamente e o crescimento nominal que está em curso já provoca fortes valorizações nos ativos em países desenvolvidos. 

O fato é que boa parte deste crescimento traz consigo a elevação nos custos associados ao transporte. Além do aumento no preço do container, é bem provável que os preços dos combustíveis subam nos próximos meses devido à chegada do que é conhecido nos EUA como "summer driving season" -- o período de férias americano em que os americanos pegam a estrada para visitar parentes e se divertir. 

Tudo isso tende a ser extremamente positivo para as empresas e suas ações. Períodos de forte expansão no PIB nominal resultam em valorização das bolsas. Esta festa, que já se materializa nos índices americanos, só acaba quando a autoridade monetária decide colocar um freio. Contudo, Powell e Clarida esta semana foram enfáticos que não irão fazer nada este ano. Sendo assim, "game on"!!!


Conheça o serviço de análise MyVOL Analítico. Eu explico em detalhes no vídeo abaixo:


Em tempo, a conta TGA teve mais um declínio significativo na última semana; de 1,010 tri para 925 bilhões de dólares. Nos EUA, as milhas percorridas por veículos já voltaram ao nível pré-pandêmico. Dito isso, me volto agora ao gráfico acima, ilustrando a relação Value vs Growth. Observe que tivemos uma década dominada por GROWTH. É chegada a hora do VALUE; é chegada a hora do trade da convergência. Se eu estiver correto, é chegada a hora de vermos os ativos de mercados emergentes registrar um período de outperformance!

Tenha um ótimo fim de semana,

Marink Martins

www.myvol.com.br