É tempo de defesa!
21/09/2021

Em alguns momentos sentimentos como vaidade, ganância e medo se confundem. Se por um lado, receio pela vaidade na tentação de mencionar que venho alertando a riscos há um bom tempo, por outro receio pela ganância ao dizer agora que não é o momento de aumentar a exposição em bolsa.
Aquele que chegou neste ciclo de realização de bolsa de forma "light" -- com pouca exposição à renda variável -- tem uma bela oportunidade de ir aproveitando as barganhas. Contudo, o trabalho que desempenho nestes Comentários de Mercado tem foco em um horizonte de tempo de 3 meses! Levando este período em consideração, a minha avaliação é que a dinâmica de bolsa nos EUA pode se deteriorar, impactando negativamente os outros índices ao redor do mundo.
Sem negligenciar o caso Evergrande (na verdade, já venho falando sobre isso antes deste tema se tornar conversa de corredor das corretoras), a queda vista no S&P 500 ontem teve a ver também com problemas fiscais americanos e revisões negativas no que tange às expectativas de lucro por ação das empresas do S&P 500 para o 3T21.
O VIX subiu para 28%! Tivemos no fim da tarde de ontem uma forte onda de compra capitaneada por parte do varejo americano. Na última sexta-feira, o vencimento de opções envolveu um volume recorde de negociação. Concluo reiterando aqui que vejo muita fragilidade nos EUA, e por isso, penso que é tempo de defesa!
Marink Martins