Efeitos do IMO 2020

15/01/2020

Aqueles que acompanham o MyCAP Tendências Globais talvez se lembrem do episódio #67 em que eu falo sobre possíveis impactos do IMO 2020 - uma legislação internacional que entrou em vigor no início deste ano proibindo o uso de combustíveis com alto teor de dióxido de enxofre na navegação. Na ocasião chamei atenção a tese de que o preço do combustível mais limpo iria subir e que haveria um risco de escassez que contribuiria para uma alta no preço do petróleo.

Já estamos na metade do mês de janeiro e já temos um parecer sobre os efeitos desta nova legislação. Embora não tenha sido detectado um choque de oferta quanto ao petróleo, observa-se um expressivo aumento no custo do combustível limpo. De acordo com a reportagem publicada no Wall Street Journal de ontem, o custo do combustível teve uma alta de 64%, subindo de US$409/tonelada para US$670/tonelada. Os corretores de combustível marítimo afirmam que a alta é 10% superior às expectativas iniciais.

Curiosamente, a mídia financeira internacional parece ignorar estes efeitos nos diversos índices de inflação globais. Em um mundo onde 90% do comércio internacional é feito através da navegação, um aumento desta magnitude é algo que tende afetar negativamente diversas cadeias de suprimentos.

Grandes operadoras marítimas como a Maersk e a CMA GGM afirmam que o custo do combustível representa 50% de seus custos operacionais e que tal aumento deverá ser repassado para os consumidores.

Não é de hoje que a Casa de Pesquisa Gavekal nos chama atenção a respeito dos riscos associados a um salto na inflação. O gráfico abaixo nos mostra que a inflação americana não está tão baixa quanto a mídia financeira sugere.

Além disso, com o mercado de ações registrando novas máximas a cada dia, cresce o risco de que o FED, em sua próxima reunião a ser realizada no fim de janeiro, surpreenda o mercado com algum comentário relacionado a estabilidade do sistema financeiro.

Vivemos em um momento de euforia que demanda um enorme cuidado por parte dos investidores.

Marink Martins 

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