Empresas zumbis e o "Bezzle" de Galbraith

18/03/2021

O trabalho do economista sueco Knut Wicksell exerce forte influência na visão macroeconômica de Charles Gave, um dos fundadores da casa de pesquisa Gavekal.

De forma resumida, o que Charles consistentemente busca transmitir em suas análises é que o custo do dinheiro deve ficar ligeiramente acima da taxa de crescimento de longo prazo da economia. Desta forma abre-se espaço para a tal "destruição criadora" (visão de Schumpteriana), onde somente empresas eficientes sobrevivem.

Situações em que o custo do dinheiro fica bem acima da taxa de crescimento da economia resulta em muito desemprego e falência. Já em situações onde o custo do dinheiro fica baixo demais (bem abaixo da taxa de crescimento da economia), o que se observa é um aumento expressivo de atividades envolvendo engenharia financeira e formação de empresas zumbis (empresas que só prosperam de "forma subsidiada"). Um outro fenômeno que ocorre como consequência de juros baixíssimos é o tal do "bezzle" (volume de falcatruas), tema oriundo dos estudos de um outro economista - John Kenneth Galbraith.

Bem, confesso que me sinto tímido para emitir convicções quanto a política monetária, seja ela a doméstica ou a americana. Embora eu faça isso diariamente, no fundo, sei que é mais um papo de bar do que, de fato, algo com o embasamento necessário para fazer jus ao tema.

Dito isso, concluo este breve comentário, voltando às ideias de Wicksell. É bem provável que essa temporada de juros baixos no cenário doméstico e internacional tenha permitido a formação de inúmeras empresas zumbis. Além disso, a "engenharia financeira" correu solta através da criação de SPACs nos EUA, e lançamentos de IPOs no Brasil onde a precificação tem sido, na minha opinião, extremamente duvidosa.

O problema, em se tratando de temas macroeconômicos, é que os fatos só ficam claros a posteriori. Até lá, é provável vermos o retorno dos grandes escândalos financeiros que sempre nos abalou e que, por alguma razão, nos últimos anos simplesmente desapareceram. Galbraith diria: bezzle, bezzle, bezzle..

Marink Martins

www.myvol.com.br