Este gráfico explica quase tudo!

03/09/2018

Embora eu busque me afastar de simplificações que justifiquem o comportamento dos mercados, vivemos um momento atípico nas bolsas globais onde podemos estar na iminência de um grande movimento de realocação global. 

Afirmo isso com base no gráfico abaixo que ilustra o volume financeiro de recompra de ações nos EUA. 

Como podemos ver, os dois primeiros trimestres deste ano foram marcados por um salto no nível de recompra de ações por parte do setor corporativo. Tal movimento não só foi inusitado, mas também parece ser insustentável no longo prazo devido a sua magnitude.

Por quanto tempo tal processo de recompra de ações irá perdurar é difícil atestar, mas especialistas argumentam que, dado o salto no segundo trimestre de 2018, é provável vermos uma reversão de tal processo já em 2019.

Sendo assim, um movimento de realocação global onde gestores passariam a privilegiar ativos localizados em outras partes do mundo pode já estar em curso.

Neste sentido, convido você a acompanhar diariamente o MyVOL onde, através dos meus contatos com estrategistas globais, busco trazer novas tendências que irão fazer com que nossos assinantes possam navegar nos mercados com a segurança necessária para atingir um retorno que seja replicável e sustentável no longo prazo.

Marink Martins