EUA - a paralisação do governo e uma eventual compressão de múltiplos

02/01/2019

Prezado assinante,
Bom dia.  Mais uma vez, um feliz ano novo a todos. 

A minha tese atual é que estamos transitando entre um período dominado pela estratégia de momentum para uma mais focada na busca por valor.
Embora tal transição seja turbulenta, com níveis de volatilidade mais elevados, considero a possibilidade de um "crash" nas bolsas como baixa.
Não estamos diante de um evento semelhante ao ocorrido em 2018. Não há crise bancária norte-americana. Muito pelo contrário: os bancos por lá estão bem capitalizados.


Dito isso, devo ressaltar o crescente risco político que deverá contribuir para uma ainda maior redução nos múltiplos de P/L projetados.
(Ver vídeo)

Se já vínhamos convivendo com manifestações na França, temos agora outras pipocando mundo afora. Tivemos uma em Taiwan, outra em Hong Kong.
A paralisação do governo americano mesmo que seja solucionada em breve é ilustrativa do crescente risco político nos EUA. Os democratas estão cada vez mais socialistas e nomes como Elizabeth Warren assustam quando pensamos em 2020.
Por aqui, há esperança! Mas, vamos com calma. Lembre-se que o Brasil é o melhor país do mundo quando se trata de perder oportunidades de avanço.

Marink Martins 

www.myvol.com.br