EUA - um retrato do sentimento dos principais CFOs do país

19/09/2019

A tese de que os ganhos com renda variável para os próximos anos tendem a ser superiores nos mercados emergentes parece ganhar tração entre os formadores de opinião. Contudo, quando se olha para o valor relativo do dólar questiona-se: por que a moeda americana continua tão valorizada?

Uma explicação simples e objetiva para este fenômeno está relacionada ao fato de que temos em curso uma deterioração no setor industrial global ao mesmo tempo em que o setor de serviços caminha bem. E quando falamos em "boom" no setor de serviços, não há lugar no mundo melhor do que os EUA.

A grande questão do momento é: será que a deterioração no setor industrial global irá contaminar o desempenho do setor de serviços norte-americano?

Para responder a esta pergunta, vale olharmos para a pesquisa "CFO Survey" conduzido pela Universidade de Duke e tratado de forma bastante respeitosa pelo FED.

Na tabela abaixo temos um relatório ilustrando a expectativa de crescimento para os próximos 12 meses para importantes indicadores econômicos. Observe que há uma deterioração quando comparada com os trimestres anteriores.

Há também uma pesquisa mais abrangente que inclui CFO globais. Nesta podemos ver que o otimismo com relação a economia americana também vem caindo nos últimos dois trimestres.

Por último, seguem outras observações. Em destaque, a pesquisa nos informa que 53% dos CFOs dos EUA acreditam que o país estará em recessão no terceiro trimestre de 2020.

Marink Martins

www.myvol.com.br