Filtros instagranianos

05/11/2021

Abaixo algumas das minhas percepções sobre o que está em curso no mercado de ações americano. Creio que vivemos uma temporada de otimismo que tende a se estender até o dia de ação de graças nos EUA ("Thanksgiving"), no dia 25/11/2022.

  • A pandemia acabou! Até mesmo os não-vacinados serão resgatados pelas pílulas antivirais da Pfizer e da Merck.
  • A economia americana está voltando ao normal. As empresas estão mais lucrativas do que nunca e o FED, o mesmo "camarada" de sempre.
  • A situação política americana caminha para um impasse ("gridlock") que é mais do que bem vindo pelos mercados. Sabe-se que para Wall Street o paraíso é ter um presidente democrata e um congresso republicano.
  • A ociosidade na economia está sendo eliminada. Os dados do desemprego divulgados nesta sexta-feira nos mostram que dos 5 milhões desempregados nos EUA, 20% já voltou ao trabalho. Os demais deverão voltar em breve.
  • A inflação elevada tende a ser temporária e a beneficiar as grandes empresas dos EUA.

Aquele que acompanha diariamente estes comentários talvez esteja questionando se estou "jogando a toalha" no que diz respeito ao meu pessimismo associado ao preço das ações das empresas americanas. Confesso que não! Acho que diversas preocupações foram colocadas de lado permitindo uma temporada de otimismo. Isso acontece e pode ser extremamente agradável ou angustiante, dependendo do posicionamento do investidor.

Se alguém me perguntar se é para comprar a bolsa americana neste momento, a minha resposta é não! É fato que o mercado está muito leve por lá, mas acredito que o otimismo descrito acima é temporário, fruto de uma temporada em que os agentes resolveram colocar ver imagens acompanhadas de filtros instagranianos que as tornam mais agradáveis.

Infelizmente, por aqui os filtros escolhidos são bem diferentes. O Brasil parece estar mais acoplado a China que aparentemente não vive um momento inspirador. Penso que o massacre que estamos testemunhando no Brasil tem a ver com resgates de fundos. Mas, confesso que esta percepção é pura especulação neste momento; sem evidências concretas.

Este é um texto sobre percepções; sobre as minha percepções. As pesquisas que tenho acesso apontam para uma realidade bem distinta desta discutida acima. Dito isso, no curto prazo, o mercado é um tremendo "vale tudo" que pode levar o investidor a insanidade caso este se agarre a convicções de forma apaixonada.

Finalizo sugerindo ao investidor angustiado que ouça a música "Time of the Season" da banda "The Zombies". Uma música clássica de 1967, que começa argumentando que é chegada a temporada do amor. Bem, isso lá em Wall Street. Por aqui a temporada é de ter paciência!!!

Tenha um ótimo fim de semana,

Marink Martins

www.myvol.com.br