I love this game!

Acordei animado nesta sexta-feira e tomei emprestado esta frase associada à NBA dos EUA. A principal razão tem a ver com o fato de que a Petrobras voltou a registrar um bom desempenho operacional. E penso que nós, como brasileiros e agentes atuantes no mercado financeiro, devemos celebrar o fato de que esta gigante, que esteve ameaçada durante os conturbados anos de 2015, 2016 e 2020, renasce para contribuir para que o nosso país volte a crescer.
Deixando a emoção de lado, o fato é que a empresa registrou um EBITDA Ajustado Recorrente próximo a 50 bilhões de reais. O preço médio do petróleo (Brent) durante o primeiro trimestre ficou próximo a 60 dólares. Sendo assim, é bem provável que nos próximos trimestres a performance seja ainda melhor. Em paralelo, a empresa conseguiu reduzir sua dívida líquida para 58 bilhões de dólares.
Assim, aquela velha "conta de padaria" nos indica que, assumindo um EBITDA anual de 200 bilhões de reais, a empresa está negociando a um múltiplo de VALOR DA FIRMA / EBITDA próximo a 3x. E isso, meu amigo, é historicamente uma pechincha. Houve momentos na história da empresa em que tal múltiplo esteve acima de 6x.
Dito isso, não devemos ignorar que há razões para ceticismos em relação à tese de investimentos associada a empresa. Quais são as intenções da nova diretoria? Quem será o presidente do Brasil em 2023? Como se enquadra a empresa em um mundo avesso ao consumo de combustíveis fósseis (preocupações ESG)? Quanto terá que gastar a empresa em créditos de carbono para compensar o seu "carbon footprint"?
São inúmeras as dúvidas e os riscos associados à empresa. Contudo, muitos destes riscos de natureza política e ambiental não impactam somente a Petrobras, mas também outras empresas globais. Sendo assim, concluo este texto afirmando que esta tese de investimentos é uma que merece toda a sua atenção. Faça o seu dever de casa, leia o ITR e suas respectivas Notas Explicativas. Só assim você poderá tomar uma decisão de investimentos com a coerência necessária para que atinja os seus objetivos.
Um bom fim de semana,
Marink Martins