Ilusão de ótica

12/03/2020

Eles irão te falar que a bolsa de valores é um ótimo investimento de longo prazo.



Irão te insultar afirmando que você nunca deveria ter entrado dado que seu horizonte de investimentos é de somente 6 meses.

A verdade é que o gráfico abaixo apresenta um retorno anual em dólares inferior a 9% ao ano. E, mais importante, tal retorno foi obtido em meio a uma explosão populacional que não irá se repetir.

É meu amigo, você se lembra daquela música: 70 milhões em ação, pra frente Brasil???... isso já era.

Hoje, somos 210 milhões e devemos ficar por aí pelos próximos 50 anos.

Sem o crescimento populacional, nos resta correr atrás de ganhos de produtividade. Contudo, não contamos mais com um endividamento de 30% do PIB. Hoje devemos quase 80% do PIB. E isso pesa demais!!!! Nosso sistema educacional é vergonhoso! Nossa capacidade de inovar é baixíssima.

Sem crescimento populacional e sem ganhos de produtividade, só restou uma alternativa:

PROCESSOS PIRAMIDAIS... aqueles de expansão de múltiplo como o que está em curso nas ações associadas ao varejo digital.

E olha só, as narrativas estão se desmantelando... Culpa do coronavírus? (Give me a break!!!) Estava tudo caro demais!!!! Não te avisaram??? Ah, então você certamente não tem lido os meus Comentários de Mercado. 

Não se apaixone por empresas de terceiros. As empresas priorizam a diretoria, quase sempre. Ah, mas teve a MGLU3???

Toda pirâmide precisa de um símbolo para atrair o "gado".

No gráfico abaixo busco desfazer a ilusão de ótica mostrando o poder de compra de um investimento feito na bolsa no topo de um bull market, como aquele que ocorreu em 1971.

Como podemos ver -- medido em termos de poder de compra de um ingresso da DisneyWorld -- tal investimento de longo prazo foi um fiasco. Mas não mostre isso para o seu gestor pois ele é capaz de colocar a culpa na Disney.

Considere estratégias táticas! Ao invés de buscar retornos, busque aprender e se potencializar.

Marink Martins