Lembre-se que o momento é propício a uma postura tática!
Aqui no MyVOL você encontra os 25 Princípios de Investimentos de Jim Cramer. Para acessá-los, clique aqui: https://www.myvol.com.br/l/os-25-principios-de-investimentos-de-jim-cramer/
O veterano Jim Cramer, âncora do programa Mad Money na CNBC, sabe como ninguém distinguir o que deve ser tático do que deve ser estrutural.
O grande mestre aumentou sua credibilidade junto aos investidores ao afirmar por boa parte desta década que as ações da Apple não deveriam ser negociadas -- elas deveriam ser encarteiradas. Ciente dos riscos inerentes as atividades de giro, Cramer poderia ter dito algo como: "se ficar girando, vai perder o papel". Em sua opinião, as ações da Apple representavam uma aposta estrutural.
Hoje, com os índices americanos em suas máximas históricas, argumento que investidores devam assumir uma postura tática. E não falo aqui de um comportamento específico para negociação de ativos norte-americanos! Acho que isso é válido para todos os ativos globais. Afinal, em caso de uma realização de lucros nas ações das empresas dos EUA, a reação inicial tende a ser uma de elevada correlação global entre os preços de ativos de renda variável.
Digo isso no último dia de uma semana que foi mais volátil do que a semana anterior e promete ser menos volátil do que a semana subsequente.
O IBOV caiu ao longo da semana devido ao IBOPE, subiu devido a Petrobras, e poderá cair novamente devido ao orçamento italiano divulgado ontem, devido a um possível "crash" nas ações da TESLA, e outros fatores em questão.
Por tudo isso, saiba distinguir o que para você é um "trade" (operação de curto prazo) do que é um investimento (longo prazo). Confundi-los é algo que tende a fazer muito mal a sua performance de longo prazo.
Tenha um bom fim de semana,
Marink Martins