Lion Mind

20/01/2019

Na última quinta-feira, durante a "Live" do Clube dos Ganhos Absolutos (CGA), dediquei alguns minutos para falar sobre manter o foco no que realmente importa.

Em tempos de bolsa em alta, é muito comum que agentes de mercado sejam seduzidos por diversas ideias ventiladas pela mídia financeira que acabam os desvirtuando. 

O projeto de "dynamic hedging" colocado em prática através do CGA é um que nem sempre conta com a adrenalina de um ganho expressivo e rápido na bolsa. Por isso, muitas vezes é difícil manter o foco durante um período em que ganhar dinheiro pode parecer fácil - algo que sabemos ser uma falácia.

Além disso, a nossa postura não-intervencionista, só fazendo os ajustes que são realmente necessários, muitas vezes pode deixar um assinante um tanto entediado; e isso certamente é um perigo. Um trader entediado, na maioria das vezes, acaba fazendo besteira!

Por estas razões, decidi trazer para "live" um texto que pode até ser classificado como auto-ajuda, mas que achei muito legal. 

Na verdade, a minha motivação se deu após ouvir na noite de terça-feira uma meditação na hora de dormir. Tal meditação, em inglês, chama-se "Lion Mind" e tem tudo a ver com manter o foco. 

Não me surpreendi ao saber que alguns autores se apropriaram da meditação e levaram tal tópico para o mundo relacionado a busca pela produtividade. Isso era um caminho natural e acho que tem tudo a ver.

Por isso, pedi a minha assistente Mariana que traduzisse o texto escrito pela autora Melanie J. Sparks para que eu pudesse compartilhar com vocês. 

Espero que gostem.

Marink Martins



Traduzido do texto escrito por Melanie J. Sparks

Você persegue "objetos brilhantes"? Espere. Não responda ainda.

Primeiramente, eu não sou uma especialista em produtividade, e muitas vezes luto para me concentrar nas coisas certas. Eu persigo "objetos brilhantes"! O tempo todo. Então, por que você me ouviria?

Aqui está a coisa: às vezes você aprende melhor com alguém que está mais perto do seu ponto de partida. Se você é como eu:

- Você tem um monte de coisas acontecendo em sua vida (trabalho, seu próprio negócio, família, escola, agghhh)!

- Você é super motivado e absorve conhecimento como uma esponja, mas ...

- Você não sabe exatamente como aplicar todo esse conhecimento.

- Você não tem certeza sobre o que deve estar se concentrando diariamente para atingir suas metas de vida.

Sim. Esta sou eu. Você também? Continue lendo.

UM LEÃO, UM CÃO E UM HOMEM COM UM SACO DE OSSOS

O que é uma "mente de leão"? Eu estava ouvindo essa meditação sobre ter uma mente de leão versus ter uma mente de cachorro.

A história era sobre um cão, um leão e um homem com um saco de ossos.

O cão estava, claro, hiper-focado nos ossos. Ele não conseguia tirar os olhos dos ossos. Ele perseguiu os ossos em qualquer lugar onde o cara os jogava.

O leão não funcionava dessa maneira. Claro, ele via os ossos. Mas em que o leão estava realmente focado? No cara segurando o osso. O cara que poderia ser uma ameaça ou uma refeição para o leão.

O cara jogou o osso. Adivinha o que o leão fez? Nada. Ele soltou o osso e ficou focado no cara.

O QUE VOCÊ FAZ QUANDO ALGUÉM TE LANÇA UM OSSO?

É provável que você o persiga.

O osso pode ser seu feed do Facebook. Pode ser um anúncio para mais um seminário on-line gratuito sobre a única coisa que você precisa fazer para ganhar um milhão de dólares instantaneamente, enquanto estiver dormindo. Pode ser sua caixa de emails sem fim. Pode ser o 10º curso para o qual você se inscreveu, mas ainda não fez! 

Pode ser um pensamento, como "Isso nunca vai funcionar. Por que se incomodar?"

O osso é qualquer "objeto brilhante" que o distraia do que você deveria estar fazendo. Se sua mente está em 20 lugares diferentes de uma só vez, você está em uma "mente de cachorro". Se você tem 12 abas abertas no seu navegador, e não consegue nem lembrar o que você estava fazendo um minuto atrás... sim, é isto mesmo.

O QUE É TÃO RUIM SOBRE PERSEGUIR "OBJETOS BRILHANTES"?

Se o seu objetivo é coletar tantos "objetos brilhantes" quanto possível, ótimo, você ganha! Mas vamos esclarecer o que é um "objeto brilhante" e por que ele não é tão inofensivo quanto você pensa. (Dica: não é um diamante).

Objetos brilhantes são:

  • Distrações que roubam seu tempo.
  • Sobrecarga de informações que sugam sua energia e foco.
  • Custos desnecessários que acabam com seu dinheiro.
  • A procrastinação que você usa para fingir que está sendo produtivo.
  • Desculpas para crenças que você não quer enfrentar.

Os "objetos brilhantes" estão impedindo você de viver a vida dos seus sonhos? O que o leão faria?

O leão está focado na sobrevivência - seu próximo passo para maximizar suas chances de sobrevivência.

Ele não está clicando em todos os anúncios que ele vê. Não. Ele sabe o que importa, e o resto é apenas barulho.

Como você bloqueia o barulho quando o som está tão alto? Como você sabe o que importa no seu negócio e na sua vida?

COMO VOCÊ DESENVOLVE UMA "LION MIND"?

1. Deixando as distrações de lado.

Primeiro, saiba que você tem uma escolha. Sua mente está sob seu controle. Você é quem manda.

As distrações irão embora? A menos que você se mude para o deserto sem contato humano e sem Wi-Fi, improvável. Distrações são parte da vida.

A mente do leão reconhece as distrações e simplesmente as deixa passar. Não se envolve ou as persegue.

2. Decidindo o que merece sua atenção.

Para farejar "objetos brilhantes", você precisa saber quais são suas verdadeiras prioridades.

Prioridades são as grandes coisas que você quer para sua vida. Ações prioritárias são aquelas que movem seus grandes objetivos e seus negócios para frente.

É importante saber: às vezes seu progresso é invisível. Você está se concentrando. Você está tomando medidas em seus objetivos todos os dias, mas a agulha não está se movendo.

Dê tempo e continue trabalhando. Construir sua vida e seu negócio não é uma atividade "drive-thru". É uma jornada de longo prazo, cheia de altos e baixos e talvez algumas avarias no lado da estrada.

Só você sabe o que impulsiona o seu negócio e quais ações o levarão mais perto de seus objetivos.

 Quando em dúvida, considere o teste de uma etapa mais próxima: Essa ação (projeto, despesa, webinar, curso, pasta de trabalho, etc.) aproxima-me dos meus objetivos?

Seja específico. Não apenas diga sim. Saiba para qual objetivo de vida ele se aplica e como isso o ajudará a aproximá-lo dele. Por exemplo, divida as ações diárias que te aproximam de seus objetivos de negócios em categorias. 

Enquanto a maior parte do seu tempo de trabalho é gasto com foco nessas áreas, você saberá que seu negócio está progredindo, mesmo que ainda não consiga ver este progresso.

3. Ter um plano!

Você sabe quais devem ser suas principais áreas de atuação para impulsionar seus negócios todos os dias? Ótimo. E agora? Faça um plano para ação.

Os objetivos são apenas palavras, até você agir!

Agende intervalos de tempo para ações específicas em cada uma das suas áreas prioritárias.

4. Se concentrando - depois de se distrair.

Distrações sempre existirão. E às vezes você cederá porque é humano.

Às vezes nos contentamos em perseguir esses ossos. Está bem. Quando isso acontecer, volte para sua lista de prioridades diárias e tenha sua mente de volta no jogo.

Se você acha que isso está acontecendo constantemente, talvez seja necessário reconsiderar suas prioridades. Por que você está evitando seus afazeres? Qual é o medo ou a crença que impede você?

Confie em mim. Em algum momento, você terá que admitir que está usando distrações para evitar seu trabalho, e há uma razão para isso.

5. Fazer uma pausa quando você precisar.

Você não é uma máquina. Sendo um estressado, sua saúde irá sofrer. A pessoa mais produtiva é aquela que faz pausas! A sério. Defina um temporizador. Ouça seu corpo e mente e faça uma pausa.

SUA VEZ

O que você é, na maioria das vezes, o leão ou o cachorro? Quais são seus objetos brilhantes? Que ações você pode tomar hoje para se aproximar de seus objetivos?

Fim.

Veja o texto original através deste link: https://www.melaniejsparks.com/blog/lion-mind-and-why-you-need-to-develop-it

Ouça a meditação guiada através do seguinte link:

https://youtu.be/02JJc_zmWyE


Marink Martins