Muitos TITULARES para poucos LANÇADORES

08/07/2020

Aqueles mais sintonizados com o mercado de opções local sabem que o título acima se refere ao que eu chamo de "mapa" das opções - relatório da B3 nos informando o número de contratos em aberto, informações sobre posições descobertas, total de titulares/lançadores, e outras informações.

Penso que vivemos uma febre especulativa no mercado local impulsionada por um elevado número de entrantes. A razão deste movimento pouco importa no momento. O fato é que o número de pessoas físicas na bolsa disparou e vem provocando distorções.

Uma delas se apresenta justamente no tal "mapa" das opções. Observe os dados associados aos contratos de opções de compra de PETR4, VALE3, ITUB4, BBDC4 e VVAR3 e verá que a relação entre titulares e lançadores ilustra um tipo de aparente desiquilíbrio que tende a ser uma nova norma.

No "mapa" acima, associado as opções de compra de VVAR3, temos nas últimas duas colunas uma ilustração desta relação entre TITULARES (penúltima coluna) e LANÇADORES (última coluna). 

A pessoa física entra no mercado com um enorme apetite e os contratos de opções são os veículos perfeitos para saciar esta fome e alimentar sonhos de uma riqueza rápida.

Aos poucos, os novos entrantes começam a entender que opções são "wasting assets" - ativos que perdem valor com a passagem do tempo.

Faltando 8 dias para o vencimento de opções, o desequilíbrio a que me refiro neste texto se apresenta como uma oportunidade de ganhos para os mais prudentes, seguidores de operações estruturadas voltadas para se beneficiar da passagem do tempo.

Na segunda-feira escrevi sobre a possibilidade de fechamento de VOL. Este é um fenômeno que vem se materializando e que deverá se intensificar ao longo dos próximos dias.

Concluo este texto, chamando atenção do leitor que não é porque há um elevado número de titulares que o mercado não poderá continuar a se apreciar. O meu argumento aqui é um voltado a te informar a respeito do comportamento da volatilidade implícita, e não a respeito da direção do mercado.

Marink Martins

www.myvol.com.br