MyVOL ThinkBOX - 2 avisos e 1 warning!

05/02/2019

Não há dúvidas que estamos vivendo em um "Bull Market" na bolsa brasileira. Caso o governo, de fato, avance nas reformas, há boas chances de uma alta mais expressiva ao longo do ano.

Dito isso, é importante que você saiba que mesmo em "Bull Markets" há os famosos "pull backs", que podem representar recuos superiores a 5% nos principais índices de mercado. Além disso, o início e o fim destes ciclos são sempre detectados a posteriori - uma tese certamente questionada por grafistas... (vocês sabem, sou amigo de grafistas, mas estou mais para um nerd-fundamentalista).

Sendo assim, chamo atenção para dois avisos importantes:

1. Dia 17/2 - Data em que o departamento de comércio dos EUA irá decidir se serão impostas ou não tarifas sobre a importação de veículos e auto-peças oriundos da Europa. Escrevi sobre isso no MyVOL Insights de hoje. 

2. 28/2 - Data em que o MSCI define se elevará o peso atribuído às ações listadas na China Continental (A-Shares) dentro do índice de mercados emergentes da MSCI (EEM).

Tudo isso poderá impactar os nossos mercados. Como assim? O primeiro item afeta o preço relativo do dólar. Já o segundo poderá afetar o fluxo de recursos destinados a mercados emergentes. 

Para finalizar, chamo atenção para o seguinte "warning": observe como o índice futuro do IBOV está praticamente sem taxa quando comparado com à vista. Está certo que estamos a uma semana do vencimento, mas, mesmo assim, vejo neste comportamento uma certa exaustão de curto prazo que coincide com um momento de elevado otimismo sendo propagado por muitos agentes.

Marink Martins


www.myvol.com.br