MyVOL ThinkBox - IBOV - top 80%

05/02/2019

Tenho como hábito monitorar o comportamento das principais ações do IBOV que, em conjunto, representam 80% da carteira do indicador. 

Na imagem abaixo temos a variação no preço destas ações desde o momento em que Jerome Powell, presidente do FED, foi a publico no dia 30/1, as 17:05, e disse que a instituição monetária americana passaria a agir de forma mais paciente no que diz respeito ao processo de normalização das taxas de juros.

Destaque absoluto para as ações do setor bancário, com as ações do Bradesco e do Santander surpreendendo positivamente.

Neste sentido, reitero aqui desde a reunião do FED os mercados globais estão eufóricos. Todos os índices estão subindo de forma expressiva e o VIX, que mede a expectativa de volatilidade associada ao índice S&P 500, finalmente caiu para níveis próximos a 15%.

Sendo assim, argumento aqui por uma trégua; uma "respirada" nos mercados. 

Em meio a notícias positivas, observe que o spread bancário no Brasil vem caindo e já atingiu os mesmos patamares registrados no início desta década.

Spread bancário no Brasil

Observe também que a curva de juros brasileira atual (linha azul) já demonstra uma melhora substancial quando comparada com os últimos dois anos. De forma análoga, o CDS do Brasil (uma medida do risco-Brasil) já está em 160 b.p., um nível relativamente baixo quando comparado com a atual posição do país nas escalas estabelecidas pela Moodys/S&P/Fitch. 

Marink Martins

www.myvol.com.br