MyVOL ThinkBOX - Petrobras / Guerra Comercial

06/08/2019

No gráfico acima temos a performance das ações da Petrobras PN (linha azul escura - alta de 45%) versus a performance das ações da Exxon (linha verde), do ETF XOP (Exploration & Production) (linha azul clara) e do ETF OSX (Oil & Services) (linha laranja).

Observe a divergência de performance entre estes ativos. Chamo a sua atenção pois há inúmeros investidores domésticos clamando por uma valorização da Petrobras. Por outro lado, no exterior, os investidores sofrem com performances pífias registradas por diversos concorrentes globais. 

Está certo que a Petrobras vive um importante ciclo de desinvestimentos e redução em seu endividamento. Por outro lado, as ações estão vulneráveis a iminente pressão vendedora do BNDES. Assim, fique atento e tente superar este viés cognitivo conhecido como "home country bias" - (nossa tendência a valorizar demais os ativos domésticos).

Sobre a Guerra Comercial e os mercados 

Neste exato momento, a CNBC transmite imagens de protestos ocorrendo em Hong Kong. Tudo isso em um momento onde o VIX - medida de expectativa de volatilidade associada ao índice S&P 500 - está em 22%. Em outras palavras, há uma expectativa de que o índice S&P 500 oscile 1,5% ao dia. 

Em suma, não se deixe enganar pela aparente calmaria. Já vimos este filme diversas vezes. Ou o VIX cai, permitindo uma valorização consistente dos mercados, ou os mercados tendem a cair. Sendo assim, não tire o olho do VIX!!!

Marink Martins

www.myvol.com.br