MyVOL ThinkBOX - VALE3

14/11/2018

Que a economia chinesa está desacelerando, não restam dúvidas!

Dito isso, a Gavekal, a mais importante casa de pesquisa com sede na Ásia, sempre apresentou uma retórica construtiva em sua análise sobre as perspectivas econômicas do gigante asiático. 

Hoje, entretanto, um de seus principais analistas, cujo expertise é o mercado chinês, nos traz uma mensagem de que o processo de contração está mais intenso do que esperado e que o país será forçado a ter que novamente prover estímulos fiscais para manter a economia em uma trajetória estável.

Em particular, o analista Chen Long nos diz que a expansão creditícia na economia surpreendeu de forma negativa, registrando a menor expansão nos últimos 15 anos.

Sendo assim, acredito que a reação imediata do mercado poderá ser negativa diante de ativos que se beneficiem da expansão econômica chinesa, como é o caso das ações da VALE.

Embora nos últimos meses as ações da mineradora brasileira tenham se beneficiado de uma maior produção e prêmios pagos por sua matéria prima de alta qualidade, volto a reiterar uma elevada probabilidade de que a fragilidade chinesa possa pesar no preço de suas ações.

Neste sentido, é importante reiterar que nesta noite as ações da BHP e Rio Tinto registraram quedas superiores a 2%. A mais volátil Fortescue caiu 4,57%.

A minha análise comparativa das ações da Vale, além de incluir as ações das três empresas mencionadas acima, inclui também as ações da US Steel (ticker: X). Embora a empresa seja uma siderúrgica, a liquidez de suas ações faz com que seu comportamento seja um bom indicador para o comportamento das ações das empresas mineradoras.

No gráfico acima, podemos ver que as ações da Vale, mesmo diante de sinais de desaceleração vindo da China, permanece mais valorizada que seus pares. 

Caso a minha premissa se prove válida, há algumas maneiras de se posicionar para tirar proveito deste movimento.

A maneira mais direta e mais arriscada é vender as ações a descoberto. Uma versão semelhante e menos arriscada envolve a compra seca de opções de venda (PUTs).

Uma outra maneira, mais alinhada com a minha forma de atuar no mercado, envolve a compra de opções de compra combinada com a venda a descoberto das ações. Neste caso a aposta envolveria também a compra de volatilidade - um conceito um pouco mais avançado e que só deve ser seguido por aqueles com experiência neste mercado.

Marink Martins  

www.myvol.com.br