Navegando em meio aos ruídos macroeconômicos globais

23/08/2019

Inicio este breve Insights de Mercado buscando te transmitir um certo conforto caso você esteja se sentindo perdido nesta maré de eventos macroeconômicos globais: você não está sozinho!

Somente hoje tivemos os seguintes eventos e tweets:

  • Notícias de retaliação chinesa na guerra comercial
  • Discurso de acomodação de Powell no simpósio de Jackson Hole.
  • Tweets de Trump questionando quem representa uma maior ameaça aos EUA: Xi Jimping ou Powell?
  • Tweets de Trump: clamando para que empresas americanas saiam da China e busquem produzir seus produtos nos EUA.
  • Ameaças europeias ao Brasil diante das queimadas na Amazônia.

Operar no mercado neste ambiente se torna um enorme desafio.

Observe que cresceu a possibilidade de estarmos entrando em um mercado bem mais volátil do que àquele visto nas últimas semanas. E se for este o caso, muitos investidores domésticos - especialmente aqueles que vem gerando renda através da venda de contratos de opção de venda (PUTs) - poderão ser surpreendidos por um mercado que, para eles, pode vir a ser considerado como inusitado.

Não estou afirmando que esse cenário pessimista irá se materializar. Estou simplesmente te chamando atenção para tal possibilidade. Assim, é conveniente o uso de uma estratégia mais defensiva - uma em que o investidor preserve sua liquidez justamente para tirar proveito de novas oportunidades que poderão surgir.

Tenha em mente que o seu objetivo no mercado deve ser sobreviver. Existem momentos em que a nossa preocupação maior deve ser o "RETORNO DO CAPITAL" ao invés do "RETORNO SOBRE O CAPITAL".

Cisnes Negros (eventos raros e impactantes) são famosos por provocar distúrbios nos mercados representando uma espécie inferno para uns e oportunidades de uma vida para outros. No fim, os pacientes e disciplinados sempre saem sorrindo.

Na imagem acima vemos que os mercados normalmente voltam... quem não volta são os investidores alavancados...

Por fim, finalizo reiterando que, apesar de tudo mencionado, acredito que os mercados podem surpreender no "upside" devido a estímulos fiscais vindo da Europa. Dito isso, acredito que sua estratégia deva ser tática, ágil e desapegada.  

Take no Prisoners!!! Seja frio e não se apaixone por suas posições acionárias.

Marink Martins

www.myvol.com.br