O apetite do investidor colocado à prova

05/02/2020

Está em curso um grande teste para avaliar a demanda de investidores locais e estrangeiros no que tange a ativos brasileiros.

Refiro-me a operação de venda de ações ordinárias da Petrobras em posse do BNDES. Talvez seja um exagero da minha parte tomar como base a demanda por um ativo específico (PETR3) e daí tirar conclusões válidas para os ativos brasileiros como um todo. Pode ser! Mas, que esta operação é de grande relevância eu não tenho a menor dúvida.

Não só pelo tamanho (R$23,5 bi), mas também por um momento especial. O setor de energia global passa por um momento de enorme adversidade. Contudo, considerando que a Petrobras conta com um custo de extração relativamente baixo, é possível que a demanda seja surpreendente. Será que a queda de 13% no preço das ações da Exxon ao longo das últimas semanas seria o prenúncio de uma maior demanda por ativos da Petrobras?

Pode ser que sim, mas acho que seja pouco provável. O mercado de energia vem sofrendo muito com a queda no preço do petróleo que encostou novamente no US$50/barril (WTI). Chega-se a um nível onde os produtores norte-americanos não conseguem gerar fluxo de caixa positivo e, consequentemente, vendem petróleo com margens negativas.

Neste cenário, a Casa de Pesquisa Gavekal acredita que a OPEP irá cortar mais uma vez sua produção, buscando compensar a queda na demanda chinesa associada as paralisações associadas a epidemia Coronavírus. Estima-se uma queda na demanda chinesa na casa de 400.000 barris/dia.

De volta a oferta das ações do BNDES, acredito que os próximos dias serão marcados por uma elevada volatilidade no preço das ações da empresa. Há "lock-up" somente para as ofertas associadas ao varejo. Além disso, não há a presença de agente estabilizador. Por tudo isso, creio que o investidor local deva apertar os cintos e se preparar para ver o preço das ações oscilar de forma análoga a dias de divulgação de resultados. A volatilidade implícita das opções já saiu na frente e subiu de forma significativa. Esperemos para ver como irá se comportar sua irmã conhecida como volatilidade realizada!

Marink Martins

www.myvol.com.br