O EWZ já não é mais o mesmo!

21/11/2024

Abaixo, temos uma lista com os principais componentes do ETF EWZ -- carteira MSCI Brazil. Como você pode observar, as ações do NuBank ocupam a posição de destaque, com uma participação de 10,46%. A recente inclusão de ações de empresas brasileiras negociadas estritamente nos EUA (Nubank, XP, Stone, PagSeguro -- total de aproximadamente 12% do ETF) irá contribuir para que o EWZ se distancie um pouco do nosso IBOV.


E a razão pela qual chamo atenção a este evento é o fato de que, na última sexta-feira (feriado no Brasil), o preço das ações do Nubank caiu 7,44% e, consequentemente, influenciando negativamente o EWZ.

Assim, a queda de 0,40% vista no EWZ -- quando excluído os impactos negativos provocados pela variação no preço do Nubank, Stone e PagSeguro -- indica uma variação positiva para o IBOV.

Para finalizar, esta semana promete. Não só teremos a realização do G20 e eventuais anúncios de parcerias e investimentos no Brasil, mas teremos também mais detalhes do pacote de cortes de gastos do Haddad. Na mídia internacional muito se fala do "estrago" provocado pela recente valorização do dólar. O Brasil vive um momento delicado, mas, historicamente, é justamente em momentos como este (de elevado pessimismo dos agentes) que surgem oportunidades interessantes.

Marink Martins

www.myvol.com.br