O fim das grandes cidades

09/09/2020

Recentemente, James Altucher - influenciador e ex-gestor de recursos em Wall Street - causou uma certa polêmica ao publicar um artigo cujo título era: "NYC is dead forever. Here´s why" (o fim de Nova York, e o porquê). O artigo despertou a ira de muitos, inclusive do famoso comediante Jerry Seinfeld que saiu em defesa de sua cidade através de um outro artigo - este publicado no NY Times.

A verdade é que Nova York está passando pelo maior desafio de sua história. As restrições ao contato social e a interrupção do turismo estão atingindo a cidade de forma bem mais perversa do que vem ocorrendo em outras grandes cidades globais.

Partes da cidade encontram-se desertas e pessoas estão abandonando a cidade devido aos elevados custos de moradia. A arrecadação de impostos despencou e a cidade encontra-se em um buraco financeiro bem superior do que aquele vivido nos anos 70.

O leitor pode acessar o artigo de Altucher e Seinfeld nos links a seguir:

  • NYC IS DEAD FOREVER. HERE´S WHY - https://www.linkedin.com/pulse/nyc-dead-forever-heres-why-james-altucher/
  • JERRY SEINFELD: SO YOU THINK NEW YORK IS "DEAD" (it´s not) - https://www.nytimes.com/2020/08/24/opinion/jerry-seinfeld-new-york-coronavirus.html

Venho argumentando em meus textos de que a crise não pode cessar devido ao fato de que o momento atual tem sido sustentado por medidas extraordinárias que são insustentáveis.

No Brasil sabe-se que medidas populistas levam a um rombo fiscal que se manifesta através do câmbio. Este, por sua vez, afeta os preços dos alimentos gerando inflação que tende a ser letal a políticos.

Já nos EUA, tudo isso é relativamente novo. Como emissor de reserva de valor global (o dólar), o governo americano flerta com o processo de monetização de dívidas como um caminho menos doloroso para amenizar os desafios econômicos.

No fim, acredito que Nova York sobreviverá e continuará a brilhar como um importante centro financeiro. Contudo, não tenho a menor dúvida que seu resgate irá envolver um processo de monetização de dívidas que, ao longo do tempo, deverá contribuir para um cenário em que o dólar tende a perder espaço em termos de relevância global - tema este que é central na obra de Louis-Vincent Gave, CLASH OF EMPIRES. O leitor pode ter acesso a versão traduzida do livro aqui no próprio MyVOL.

Marink Martins

www.myvol.com.br