O fim dos "meme stocks"

15/07/2021

Poucos acreditaram na tese de que um grupo de investidores, reunidos através do Reddit Wall Street Bets, conseguiriam transformar uma empresa fadada à estagnação. Eu certamente duvidei e continuo acreditando que o preço de ações que ficaram conhecidas como "meme stocks" irão eventualmente convergir aos preços pré-pandêmicos. Refiro-me aqui a ações de empresas como AMC, Gamestop e outras. O Brasil tem seus "meme stocks", mas vamos deixá-los de lado neste momento.

Abordo este tema, pois é nítida a deterioração nos aspectos técnicos de negociações destas empresas que brilharam no primeiro semestre de 2021. Podemos ver isso, não só na relação entre o índice Nasdaq 100 e o Russell 2000, mas principalmente no fato de que as pesquisas feitas no Google de expressões como "invest" e "buy stock" fizeram uma máxima muito distinta no último mês de janeiro. Os gráficos abaixo ilustram estes argumentos:

Acima, observamos como o Nasdaq 100 vem se apreciando em relação ao índice Russell 2000.

Já no gráfico acima temos o Google Trends para as palavras "invest" e "buy stock". Veja como o apetite daquele investidor que contribuiu para as distorções no início do ano está declinando rapidamente.

Pois é, a análise fundamentalista talvez seja uma péssima ferramenta de avaliação no curto prazo. Todavia, com o tempo, ela ganha relevância e se prova essencial na avaliação.

Ontem vimos as ações da Smartfit se apreciarem em 30%. Tais ações negociam a um múltiplo de EV/EBITDA superior a 40x quando consideramos os dados pré-pandêmicos. Em 2019 eu escrevi sobre o assunto em um texto que você pode conferir ao clicar aqui. Pois é, o que era caro pode ficar muito mais caro. E, como diria Keynes: o mercado pode se manter irracional por um período muito mais longo do que a capacidade dos agentes de se manterem solventes.

Marink Martins

www.myvol.com.br