O "Mão-Forte" do mercado é um Quant! (Petrobras)
A expressão acima não deveria ser novidade para ninguém. O "Mão-Forte" do mercado - aquele grupo que influencia a direção e tensão dos mercados - há tempos já opera atribuindo um maior valor a análise de bancos de dados alternativos do que a meios mais tradicionais associados a análise de fundamentos via dados contábeis.
Conversas recentes entre gestores de importantes "hedge funds" norte-americanos revelam que há uma "festa" entre os provedores de enormes bancos dados sobre tudo o que você possa imaginar. Trata-se de uma briga ferrenha em busca de uma vantagem competitiva em um mercado que vem sofrendo diante da enorme popularidade dos fundos passivos (ETFs).
O esforço varia desde fotografias tiradas por satélites para detectar o número de consumidores em um shopping center até mapas avaliando a reação de leitores a uma determinada notícia. Tudo isso, naturalmente, impulsionado pelos recentes avanços em algoritmos de inteligência artificial.
Dito isso, cabe ao investidor individual desenvolver a humildade necessária para não bater de frente com o "Mão-Forte". Em um mercado cada vez mais dominado por softwares de "machine learning", aquela síndrome de perseguição ventilada por muitos "traders" tem tudo para deixar de ser uma idealização maníaca e se tornar um fato.
O "Mão-Forte" e a Petrobras
Talvez o uso de análise de dados sofisticados relacionados a Petrobras ainda não seja um fator tão determinante ao comportamento do preço das ações da empresa. Por aqui creio que os dados mais valiosos ainda sejam aqueles obtidos em Brasília de uma forma um tanto suspeita.
Nós, apenas mortais, lutamos para extrair algum valor daquilo que está disponível ao público.
Ao fazer isso, analisando o
comportamento das ações da Petrobras desde o último vencimento de opções,
nota-se uma clara compressão na volatilidade implícita.
Por isso mesmo, não se espante caso a amplitude de oscilação de preço da PETR4 seja baixa, similar ao que ocorreu nesta segunda-feira. Afinal, o "Mão-Forte" está vendido em VOL!
Marink Martins