O otimismo da Gavekal com relação aos ativos brasileiros

24/10/2018

Embora não saibamos detalhes específicos a respeito do plano de ação de Jair Bolsonaro e seus eventuais ministros, vale destacar que comentários ventilados por formadores de opinião no mundo da administração de recursos têm sido positivos.

Em particular, refiro-me a uma matéria publicada hoje pela Gavekal e escrita pelo excelente Armando Castelar. Em seu comentário, o famoso analista e colunista parece disposto a dar o benefício da dúvida ao provável novo presidente, e traça um cenário extremamente benéfico aos ativos brasileiros em uma janela de seis meses.

Armando Castelar

Ainda que os mercados internacionais estejam passando por um período um pouco mais tenso diante de incertezas relacionadas as tensões comerciais entre China e EUA, eleições nos EUA, e outros eventos geopolíticos, nota-se um comportamento, em termos relativos, bem mais favorável aos ativos brasileiros.

Já faz mais de um mês que, em meus encontros diários com assinantes da Inversa Publicações, venho enfatizando que a curva de volatilidade das opções associadas as ações da Petrobras PN aponta para um cenário altista. Isso, aliado ao fato de que o Banco Morgan Stanley promoveu ao longo desta semana um "upgrade" para as ações da empresa, contribui para uma elevada probabilidade de que a principal ação da B3, em termos de volume negociado, caminhe em direção dos R$30,00.

Sendo assim, é possível vislumbrarmos um novo impulso altista no IBOV caso a volatilidade internacional diminua.

Após meses sendo negligenciados pela comunidade de investidores internacionais, os ativos brasileiros estão diante de uma oportunidade de um "trade" tático que poderá durar alguns meses. Tal janela já se abriu há algumas semanas e poderá durar até o momento em que a idealização de um presidente reformista se chocará com uma realidade mais dura de negociação com o congresso.

Na opinião de Armando Castelar a boa vontade do mercado associada a tal idealização deverá ir se dissipando até o fim do primeiro semestre de 2019.

Ainda que eu não compartilhe de todo este otimismo, o que realmente importa aqui é a mensagem enviada a milhares de gestores globais que estarão prontos para comprar ativos brasileiros assim que a atual turbulência dos mercados passar.

Marink Martins

www.myvol.com.br