O que importa é: (ROIC - Custo de Capital)

17/09/2019

Vivemos em uma era em que uma narrativa convincente tem um poder superior à outrora. Dentre as narrativas ventiladas por aí, uma das mais potentes e perigosas é aquela que diz que a iminente queda na SELIC deverá ser o catalisador para uma inusitada transferência de recursos de investimentos atrelados a renda fixa para investimentos mais arriscados no segmento de renda variável.

O que os narradores ignoram - ou optam por não contar às massas - é que o que realmente importa não é a taxa nominal dos juros, mas sim o diferencial entre o retorno gerado pelo setor privado e seu respectivo custo de capital.

Ontem li um comentário de um famoso gestor dizendo que todo o processo de reforma e privatização em curso é negativo para o PIB no curto prazo (a busca por restabelecer um superávit primário é contracionista!) mas positivo para a rentabilidade de longo prazo das empresas. Achei o comentário extremamente pertinente, indo direto ao ponto do que realmente importa.

Contudo, a grande questão é se o que está em curso ganhará tração. Este processo transformacional é o verdadeiro argumento para um maior otimismo com os mercados.

Entretanto, caso o atual governo não consiga avançar nas reformas, nas privatização e na desburocratização, não será uma queda mais intensa na SELIC que fará com que ocorra uma maior realocação para as bolsas.

Observe que a percepção dos investidores internacionais quanto ao Brasil ainda é uma de grande ceticismo. Historicamente, mudanças radicais de percepção ocorrem a partir do momento em que instituições, governos, empresas e, até mesmo indivíduos, conseguem atravessar uma crise mostrando sinais de resiliência. Digo isso pois talvez seja necessário o país passar por um grande teste para que fique evidente aos outros que estamos de fato avançando.

Por tudo isso, não se deixe iludir pela retórica associada ao juro nominal. O que realmente importa é: (ROIC - Custo de capital das empresas).

ROIC é um acrônimo em inglês que se refere ao retorno sobre o capital investido; uma medida de lucratividade no setor privado.

Marink Martins

www.myvol.com.br