Olha o carnaval aí!!! Segura o VOL!!!

13/02/2020

Nunca vou me esquecer daquele carnaval de 2005 que, enquanto alguns celebravam por aqui, um grupo que eu gosto de chamar de "o Eixo do Mal"  -- aqueles que exercem grande influência nos preços de mercado -- armava uma surpresa nada agradável para aqueles vendidos em opções de Telemar.

A maldade se iniciou na última hora do pregão da sexta-feira pré-carnaval enquanto boa parte dos traders já se preparavam para gritar "sextou" e curtir com amigos e familiares por 4 dias ininterruptos.

Curiosamente, o ativo mais líquido da bolsa brasileira eram as ações da mesma empresa de telefonia que hoje atende pelo nome de Oi, mas que na época ainda era conhecida como Telemar. A ação ainda valia R$38 na época e, não muito diferente de hoje, havia especulação sobre o seu destino. Será que a Vodafone irá comprá-la? Ou seria a Portugal Telecom?


Escute o MyVOL Whatsapp clicando abaixo: 


O fato é que o papel começou a subir na última hora de sexta-feira e emplacou uma alta superior a 5%/dia nos dois dias do feriado. Eu que havia saído mais cedo naquela sexta-feira para embarcar para a cidade de Natal fui pego exposto e não consegui aproveitar um minuto sequer. E o pior, estraguei a viagem da minha mulher com o imenso mau humor provocado por toda a ansiedade causada pela maldita puxada no preço das ações.

Assistir o preço do ativo subir e nada poder fazer é algo extremamente angustiante. Por isso, aproveito este texto para alertar os participantes do mercado de que a volatilidade implícita nos contratos de opções deverá subir na próxima semana.

Está certo que hoje o carro chefe no mercado de opções não é mais a Oi, mas sim as ações da Petrobras. E mesmo que não haja uma especulação a respeito de uma possível venda da empresa, temos inúmeras fontes de incertezas presentes nos mercados que poderão provocar uma surpresa nada agradável para o retorno na quarta-feira de cinzas.

Sendo assim, o melhor a ser feito é começar a se preparar para o carnaval tendo um planejamento a respeito de que tipo de exposição você deseja ter durante a celebração. Como dizem por aí, fazer planos para a vida pode até ser uma tolice, mas é também essencial.

Marink Martins

www.myvol.com.br