Os americanos só ligam mesmo é para crescimento do PIB!

26/04/2024

Observe que a divulgação de um PIB mais fraco -- algo que poderia ser visto como um "catalisador" para cortes na taxa do "fed funds" -- derrubou os mercados, ao invés de turbiná-los. Me parece que o mercado quer mesmo é ver crescimento econômico. Assim, uma maior possibilidade de cortes no "fed funds" -- provocados por sinais de fraqueza na economia -- pode ser interpretada negativamente.

Entendo que pode parecer contra intuitiva a afirmação acima. No entanto, observe através da tabela abaixo o seguinte: em diversas ocasiões (desde 1950) em que a taxa de juros dos "treasuries" de 10 anos subiu mais do que 1%, a performance do S&P 500 durante o período foi (quase sempre) positiva!!!

O mercado americano gosta mesmo é de crescimento econômico! E, curiosamente, começa a cair a partir do momento em que o FED necessita cortar a taxa de juros, pois precisa preservar o emprego e a lucratividade das empresas.

Se o comportamento descrito acima se confirmar, teremos aí a possibilidade de que se abra uma "janela de outperformance" para o IBOV. Digo isso, pois cortes no "FED FUNDS" seriam definitivamente positivos para a bolsa brasileira. Abaixo, compartilho um gráfico preparado pelo Rodrigo Côrtes, da Avera Trading, nos mostrando o comportamento do IBOV em janelas de 50 dias e 100 dias. Observe como há um caráter cíclico que neste momento se prova um pouco mais animador.

Conforme venho enfatizando, Ian Shepherdson -- economista chefe da Pantheon Macro Research -- nos diz que teremos, de agora em diante, uma onda de surpresas negativas nos EUA no que diz respeito ao crescimento econômico. O trabalho de Ian se apoia em dados "fracos" publicados no NFIB (associação das pequenas empresas norte-americanas).

Marink Martins

www.myvol.com.br