Os mercados mais se parecem com a literatura do que com a mecânica

19/04/2018

O universo, a vida e OS MERCADOS são mais parecidos com a literatura do que com a mecânica.

A partir do século 20, o mundo aderiu a um novo paradigma. A transição de um mundo determinista para um indeterminista pôde ser visto também como uma passagem de uma compreensão linear para uma deslinear. Neste segundo, as ações dos agentes rebatem-se sobre si e modificam as ações dos próprios agentes. É o todo modificando a parte. 

Veja o que foi dito por Luiz Alberto Oliveira, o melhor entre os professores que já tive. Luiz é curador do Museu do Amanhã no RJ:

A regra pela qual associamos LETRAS para formar FONEMAS é diferente da regra pela qual associamos FONEMAS para formar PALAVRAS, se não haveria uma única LÍNGUA.

A regra pela qual associamos FONEMAS para formar PALAVRAS não é a mesma utilizada quando associamos PALAVRAS para formar FRASES, se não não haveria POESIA.

O todo (a literatura) tem propriedades que as partes (letras) não tem. Este é um dos exemplos mais belos de DESLINEARIDADE.

Note que uma máquina é incapaz de afetar-se a si própria. Os sistemas lineares são uma gota em um oceano de deslinearidade. 

Pense nisso ao ser confrontado por soluções simples, mágicas, mecânicas; seja na vida ou nos mercados. Não se esqueça que você habita o mundo da complexidade.

Marink Martins

A húbris ou hybris é um conceito grego que pode ser traduzido como "tudo que passa da medida; descomedimento" e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência, que com frequência termina sendo punida.

A mídia financeira não para de fazer alarde no que diz respeito à falta de apetite dos investidores estrangeiros. Foi publicado ontem no Valor Econômico:

A imagem abaixo busca classificar os detentores de ações emitidas por empresas americanas entre as seguintes modalidades: famílias (Households), fundos passivos, fundos indexados (ETFs), fundos ativos, fundos de pensão, investidores estrangeiros, "hedge funds", empresas, e outros. A imagem é um tanto polêmica, pois apresenta o valor de mercado do...

www.myvol.com.br