Para semana que vem: GTC > FED

14/03/2024

Semana que vem teremos uma "super quarta" com reuniões do comitê de política monetária do FED e do BC brasileiro. No entanto, o evento mais importante ocorrerá nos dois dias anteriores (18 e 19/mar)! Refiro-me aqui ao "GTC" (GPU Tech Conference) da Nvidia que é um evento em que a empresa reúne desenvolvedores, engenheiros, pesquisadores e muitos outros interessados no tema do momento: inteligência artificial.

Chegamos a um ponto em que uma das principais perguntas do momento é a seguinte: como se comportarão os principais índices de ações dos EUA caso haja um "sell off" nas ações da Nvidia?

O fato de que o maior mercado de ações global -- com mais de 3.500 empresas e "market cap > 50 trilhões de dólares -- parece estar vulnerável ao comportamento de uma única empresa é, em si, sintomático de um mercado que não se comporta de forma saudável.

Lá fora, só se fala em "AI" e, consequentemente, só se fala em Nvidia. Na imagem abaixo, observamos que o mercado de opções associadas a Nvidia está "explodindo". O volume negociado está gigante. A volatilidade implícita (superior a 60%/ano, indicando amplitudes diárias > 4%) em um papel cuja capitalização de mercado > 2 trilhões de dólares "suga" toda a atenção dos "market makers". O que a mensagem e a imagem abaixo indicam é que a atual dinâmica altista do papel poderá se transformar em uma dinâmica baixista de uma forma muito rápida.

Tamanha é a importância da narrativa do momento ("inteligência artificial") que é ultrajante a divergência entre o Nasdaq e a taxa dos "treasuries" de 10 anos, conforme podemos observar abaixo (no gráfico, a taxa dos "treasuries" está invertida). Parece que, de repente, o custo de capital da economia passou a ser irrelevante.

No texto de terça-feira, ao discutir a trajetória de valorização das ações americanas e afirmar que parece que está fácil ganhar dinheiro por lá, concluí um parágrafo dizendo que os investidores estão com o nível de testosterona extremamente elevado. Tamanha é a confiança dos agentes que o gráfico abaixo -- ilustrando o "SKEW" associado a ações de tecnologia (custo de uma PUT em relação ao custo de um CALL que sejam semelhantes em termos de delta) -- nos mostra que este está no menor nível dos últimos 15 anos. Em outras palavras, os agentes se comportam como se a chance de uma queda mais expressiva no mercado fosse inexistente.

E assim, segue o mercado. Aquele que desejar apostar em um processo de reversão à média em relação aos ativos mencionados acima (Nvidia, S&P 500, Treasuries), deverá fazer isso com muita cautela e paciência. Na parte da cautela, o investidor deve pensar sempre no tamanho da exposição financeira e no nível de "stop". Já quanto a paciência, é preciso pensar no horizonte de tempo de carrego de uma aposta.

Marink Martins

p.s.1: O preço do cobre subiu bem ontem (+3,20%). Dizem que o Dr. Copper tem um Phd em economia e sabe apontar para uma expansão econômica como ninguém. A ver.

p.s.2: A decisão de "forçar" que a ByteDance venda o TikTok (foi aprovado ontem na câmara americana e agora vai para o senado) poderá ser, na opinião de Louis-Gave, uma vitória pírrica para a Meta (dona da Facebook) -- uma vitória que virá acompanhada de um alto custo.

www.myvol.com.br