Possíveis "GAPs" para a quarta-feira de cinzas

09/02/2024

Os agentes se preparam para o carnaval cientes de que na próxima segunda e terça os mercados transitaram livres, leves e soltos em Nova York sem que ajustes possam ser feitos nas carteiras locais. Sendo assim, a possibilidade de um "gap" de alta ou de baixa na quarta-feira de cinzas é certamente mais elevada. Sabe-se que na terça-feira de carnaval será divulgado o índice de preços ao consumidor ("CPI") nos EUA. 

Em um passado distante -- no carnaval de 2005 -- sofri bastante em meio a dois dias de altas expressivas nas ações da Telemar -- empresa que na época era a líder em liquidez no mercado de opções brasileiro. Depois daquela ocasião, passei a tomar um cuidado maior e a reduzir minhas exposições na véspera da grande festa brasileira.

Abaixo, apresento alguns gráficos preparados pela equipe da Avera Trading ilustrando a variação histórica do "gap" entre o preço de fechamento do preço do ativo na sexta-feira antes do carnaval e o preço de abertura na quarta-feira de cinzas. Começando com o ocorrido no preço das ações da Petrobras PN e da Vale PN:

Já o Ibovespa, por ser um índice diversificado, naturalmente apresentou "gaps" menores, conforme podemos observar na imagem abaixo:

Observe que as variações históricas -- tanto para as ações da Petrobras e Vale, assim como para o IBOV -- refletem um nível de VOL que é bem superior à volatilidade implícita vigente nos contratos associados aos ativos em questão. Em outras palavras, o investidor que optar por comprar "seguro" hoje através das opções não estará pagando prêmios elevados. Muito pelo contrário! Vivemos um período de baixíssimo VOL que chega a ser surpreendente para muitos.

Por fim, te faço um convite a uma reflexão através do vídeo MyCAP Tendências Globais que gravei nesta semana. O título é "Sinais sombrios vindos da TESLA" e você pode conferir ao clicar aqui.

Marink Martins

www.myvol.com.br