Possível aumento no VOL pós-rali de natal

02/01/2018

Investidores devem estar atentos a uma possível reversão do rali de natal da última semana. Nos EUA, muito se falou a respeito de vendas de ações que seriam postergadas devido ao impacto fiscal referente ao novo acordo tributário que entrou em vigor ontem.

Por aqui não foi diferente. Vimos o Ibovespa recuperar suas perdas dos últimos dois meses em um mercado que pouco ofereceu resistência ao movimento. Novamente, devemos estar conscientes a respeito de nossa dependência de um cenário global benigno. As ações de empresas varejistas locais subiram bastante, mas notem que o mesmo aconteceu com o XRT (índice de ações do setor de varejo do S&P500).

A semana se inicia mostrando estabilidade no futuro do índice S&P 500, queda na Europa, e alta na Ásia. Notem que a alta registrada no preço das ações da VALE na última quinta-feira pareceu um pouco forçada e não foi devidamente acompanhada pelo preço das opções; em outras palavras, vimos um forte recuo na volatilidade implícita das opções. E por falar no VOL, este vem caindo de forma contínua registrando níveis historicamente baixos; próximos a 25%. Estamos a 9 dias do vencimento de opções e é natural vermos uma definição de tendência nos próximos dias. Notem também que o BTG Pactual incluiu a Vale em sua lista de compras!

É importante ressaltar também que no dia 18 deste mês inicia-se a negociação do mercado futuro de petróleo na China. Historicamente, os asiáticos tendem a trazer mais volatilidade aos mercados devido a sua natureza especulativa. Vemos isso no preço futuro do minério de ferro e também vimos isso no início de negociação do preço futuro do níquel. 

Marink Martins, CNPI

myvol.com.br

www.myvol.com.br