A torcida pela "Reversão à Média"
Gosto de dizer que as mentes dos agentes que participam do mercado de ações se distribuem de acordo com três visões de mundo:
Atenção assinante Global Pass (Inversa Publicações) -- Observe que neste projeto colocamos em prática uma estratégia objetiva que não está sujeita a variações de humor de mercado detectadas diariamente. Sendo assim, é importante que você acredite tanto na resiliência do projeto assim como na sua gestão de risco para que você não fique muito ansioso diante das preocupações imediatas que afetam os mercados globais. Além disso, eu, honestamente, desejo que o conteúdo apresentado aqui seja útil a você e contribua na sua formação como um investidor global.
Escrevo este comentário nesta noite de domingo pois julgo importante preparar os nossos assinantes para uma semana que promete ser mais tensa. Afirmo isso pelo fato da moeda turca estar se desvalorizando neste exato momento em aproximadamente 9%. Além disso, moedas de países considerados frágeis por apresentarem "twin déficits" (déficits gêmeos - fiscal e em conta corrente) estão sofrendo. Entre elas, as moedas da Indonésia e da África do Sul despontam registrando fortes desvalorizações.
Há chances de uma crise similar àquela registrada na Ásia em 97/98?
É pouco provável!!! Como diz Louis-Vincent Gave, fundador da Gavekal: A Turquia pode até ser considerada um peixe grande, mas, definitivamente, não é uma baleia!
Os países asiáticos estão em situação econômica bem superior àquela registrada no fim dos anos 90.
Dito isso, há razões para acreditar que os mercados poderão cair mais e, eventualmente, gerar um certo pânico nos mercados emergentes. Seguem algumas delas:
Por tudo isso, defenda-se!
Considere a venda de contratos futuros do Ibovespa, a venda de opções defensivas e a compra de dólar futuro como possível defesa.
Observe também que o VIX, índice associado a expectativa de volatilidade do índice S&P 500 está em 14,5% - o que denota uma expectativa de variação inferior a 1% (nada assustador por enquanto). Sendo assim, não há razão para pânico!
SAVE THE DATE! No dia 25/08, um sábado, das 9:30 as 12:30, irei realizar um WORKSHOP MyVOL em São Paulo onde irei abordar muitos assuntos -- inclusive estes tipos de proteção. Você será devidamente convidado ao longo dos próximos dias.
Marink Martins
Gosto de dizer que as mentes dos agentes que participam do mercado de ações se distribuem de acordo com três visões de mundo:
Pode parecer perseguição, mas, infelizmente, não é só o "eixo do mal" -- ("market makers" e institucionais) que desejam levar o seu dinheiro. O mesmo pode ser dito a respeito da mídia financeira. Afinal, ao longo da segunda metade de 2024, o tema mais explorado foi o tal do "excepcionalismo americano". Trump venceu e seu "MAGA" ("Make America Great...
Confesso que a facilidade de dolarização dos investimentos de varejo -- conforme mencionada por Tony Volpon no post abaixo -- sempre foi algo que me surpreendeu.