Proforma, Profano!

13/08/2019

Aqueles que me conhecem sabem que sempre suspeito de resultados pro forma. Se tais resultados fossem confiáveis, estes fariam parte integral da divulgação de resultados enviada à CVM. O fato é que nos ITRs publicados por empresas listadas no Brasil não há espaço para fanfarrices e EBITDAs ajustados.

Bem, a essa altura você já deve saber que me refiro ao resultado do 2T19 divulgado pela empresa varejista Magazine Luiza S.A. Você irá ler na mídia financeira a respeito de um gigante salto operacional medido por diversas métricas. Observe que isso é coisa de um material chamado "earnings release" (assim mesmo, em inglês, para parecer sofisticado...). Eu mesmo já escrevi alguns destes na época em que atuava na área de Relações com Investidores da Brasil Insurance Participações - hoje com roupagem nova, atendendo pelo nome de Alper Corretora de Seguros (APER3).

Mas, para que você não ache que estou de picuinha com a Magalu, vamos aos números:

Observe pelo DRE oficial registrado na CVM que as vendas, de fato, subiram de forma expressiva quando comparadas com as do 2T18. Entretanto, os custos subiram praticamente na mesma proporção, de forma que o Lucro Bruto caiu ligeiramente.

Já o Lucro Operacional - uma das medidas mais importantes para avaliar a saúde operacional de uma empresa - teria despencado se não fosse por um salto de R$180 milhões em "Outras receitas operacionais, líquidas". Devemos ficar sempre suspeitos quando algo que não é apropriadamente discriminado faz toda a diferença. Para entender o que consta nesta linha é necessário ir nas notas explicativas e decifrar o que é dito ali. 

Agora, o que foi realmente surpreendente e espetacular foi o salto nas Receitas Financeiras. Estas subiram de R$39m no 2T18 para R$479m no 2T19.

Assim, temos um Lucro Líquido que, de fato, saltou de R$141 m no 2T18 para R$387 milhões no 2T19. Um salto de 174% que, quando dividido pelo número de ações emitidas, resulta em um lucro de aproximadamente R$0,25 por ação. Anualizando tal número e ajustando pela sazonalidade do período natalino, o leitor impulsivo poderá concluir rapidamente que a empresa caminha para negociar amanhã com uma relação de P/L entre 30x e 40x.

Bem, eu vou fazer o meu dever de casa e me debruçar nas notas explicativas pois, como mencionei anteriormente, sou suspeito de pro formas, de outras receitas e, principalmente, de resultados baseados em saltos em receitas financeiras. É possível que nas entrelinhas eu encontre algo não-recorrente que não venha nem sequer ser comentado na mídia financeira. 

Marink Martins  

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