Queda no preço do Petróleo - ninguém fala sobre isso!

13/06/2019

Ontem o preço do petróleo WTI caiu 4%. A justificativa para tal movimento que você encontra na mídia é a seguinte: maiores estoques e preocupações com uma retração na demanda.

Te apresento uma alternativa melhor! Me refiro a uma tese que discuti no terceiro episódio da série de podcasts que venho conduzindo na Inversa Publicações cujo nome é A GUERRA COMERCIAL. Nesta série compartilhei tudo que sei a respeito deste embate entre os dois gigantes: EUA e China.

A tese em questão é a seguinte: apesar de sinais de desaceleração econômica no fim de 2018, a China registrou o maior nível de importações de petróleo da última década. Estrategistas apontam para a possibilidade de o país ter antecipado suas importações em função de uma expectativa de deterioração nas questões relacionadas a negociação com os EUA. Veja o gráfico abaixo:

Por que será que a China registrou um recorde de importação de petróleo em dezembro de 2018? Será que foi para se precaver de possíveis disrupções?

Bem, estamos em um mercado que parece mostrar sinais divergentes. As taxas de juros norte-americanas assim como o preço do petróleo apontam para um cenário de maior deflação alinhado com uma expectativa de desaceleração econômica global. Já o mercado de ações norte-americano segue firme, próximo a máxima histórica.

Caso a tese de antecipação de importações tenha validade, é possível que o segundo semestre de 2019 apresente-se como um bem desafiador pois é provável que outros setores, como o de semicondutores, sofra impactos similares ao que estamos vendo no setor de energia.

Marink Martins

 



www.myvol.com.br